Antolhos é um acessório que se coloca na cabeça de animal de montaria ou carga para limitar sua visão e forçá-lo a olhar apenas para a frente, e não para os lados, evitando que se distraiam ou se espantem e saiam do rumo.
Significado de Antolhos substantivo masculino plural Parte do bridão que protege os olhos do cavalo e o impede de ver lateralmente.
Para você que não manja de animais de montaria, uma breve explicação: “antolhos” são acessórios colocados na cabeça de animais de montaria (ou carga) para limitar o campo de visão deles e forçá-los a olhar só para a frente, evitando que eles se distraiam, se espantem ou saiam da direção correta.
Ou viseiras, ou antolhos.
Cabeçada - Cabeçada é o conjunto que ajustado à cabeça do cavalo sustenta a embocadura. Há cabeçadas com testeiras, e outras apenas uma alça que é passada por trás da orelha do cavalo.
Cavalo com cabo de vassoura
O freio é um instrumento com uma peça que atravessa a boca do cavalo denominada bocal, possuindo duas hastes: uma de cada lado do bocal. Cada extremidade de cada haste possui uma argola, totalizando em quatro argolas. A cabeçada é presa nas argolas superiores e as rédeas nas argolas inferiores.
Para descontrair, movimente os dedos, quase imperceptivelmente nas rédeas, alternando um lado e outro. Isso pode ser feito ao passo trote e galope. O cavalo irá relaxar as mandíbulas, salivando mais. - É importante imprimir firmeza e pressão iguais nas duas mãos.
Já o bridão, possui uma única argola, na qual são atadas rédea e cabeçada. Os bridões precisam ser ajustados às comissuras labiais, pois atuam nelas. Já o freio, atua nas barras, região desprovida de dentes. Por aplicar um maior esforço no maxilar do animal, o freio não é indicado no início no processo da doma.
Usar um freio de corrente em um bridão oval ou qualquer outro vai contra as regras das exibições de cavalos.
“O bridão é uma embocadura que serve para iniciar o trabalho do cavalo e, por ser mais leve, ele gera um efeito mais suave. ... Já o freio é diferente do bridão, pois atua apenas na boca do cavalo e também exerce forças através da barbela e da alavanca exercida pelo tamanho de suas pernas.
Como cavalgar corretamente com as embocaduras Ao usar um freio ocidental, não se pode cavalgar usando as duas mãos, para manter esse estilo, opte por um bridão. Quando está cavalgando com as duas mãos, você não pode usar uma embocadura pontiaguda para o controle das rédeas.
A transição de uma embocadura para outra não demanda muitos critérios. O fundamental é que ocorra de forma suave e que o cavaleiro não espere respostas imediatas e precisas. Fora isso, basta perceber se o cavalo tem algum tipo de resistência ao uso do bridão para que se opte pelo freio.
Após o animal completar 8 anos é difícil calcular a idade pelos dentes. A partir dessa idade o desgaste vai se processando, como a inclinação das maxilas que aumenta a medida que o animal envelhece.
Procure por marcas dentais nos cavalos entre os cinco e os 20 anos de idade. Para estimar a idade de um cavalo adulto, leva-se em conta diversos fatores, como as marcas na superfície de mastigação dos incisivos, o ângulo dos dentes, os vários sulcos no esmalte e a presença de pontas.
Portanto, ao se aproximar do potro para dar início às atividades de doma, deve-se conversar com ele a fim de chamar sua atenção e evitar movimentos rápidos para não assustá-lo. Em uma doma bem sucedida, o cavalo percebe o homem como amigo, como alguém mais forte do que ele e como um líder no qual se pode confiar.
A higiene é um dos fatores protagonistas para que o cavalo ou a égua tenha conforto físico e mental na baia. Crie uma rotina em que o piso e o cocho possam ser limpos no dia a dia. Esse cuidado é fundamental para evitar a proliferação de doenças causadas por agentes fúngicos ou bacterianos.
O potro deve estar de pé dentro de uma hora e se nutrindo dentro de duas horas; se não estiver, consulte o seu veterinário. O primeiro leite da égua contém colostro, substância rica de anticorpos necessários para que o potro desenvolva um sistema imunológico forte e consiga combater doenças comuns.