As causas da osteofitose são diversas, mas incluem principalmente problemas que desgastam as articulações do joelho. Como a artrose, que consiste na degeneração progressiva das cartilagens da região.
Só quando a recuperação realmente não é possível, esse benefício é convertido em aposentadoria por invalidez. Importante: Entre as doenças que podem provocar quadros bem agravantes estão a Osteofitose (Bico de Papagaio), Protusão Discal, Hérnia de Disco, Discopatia Degenerativa e Cervicalgia.
Sinais e sintomas de bicos de papagaio
O ideal é permitir que a espinha permaneça em sua posição normal, com sua curva natural. Dormir de bruços deve ser evitado, já que a pessoa acaba não só forçando a coluna lombar como também acaba entortando o pescoço. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro que tenha a altura exata entre o ombro e o pescoço.
O bico de papagaio não tem cura, mas o ortopedista pode indicar alguns tratamento que podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto. Assim, pode ser recomendado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como o Diclofenaco, por exemplo, para aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida da pessoa.
As massagens mais indicadas nesses casos são a massagem terapêutica e shiatsu crânio-cervical, em que são trabalhados pontos de acupuntura. Dor na região lombar ? São trabalhados mais especificamente a musculatura que envolve a região lombar, membros inferiores e tronco.
Para evitar a formação do bico de papagaio, é importante ter alguns cuidados, como:
Muito comum em pacientes com mais de 40 anos de idade, o bico de papagaio refere-se à formação de osteofítos na coluna vertebral. Esses osteofítos nada mais são do que pequenas saliências ósseas que se parecem com um bico, daí o nome popular de bico de papagaio. As causas desse problema são diversas.
O tratamento cirúrgico consiste na introdução de implantes ósseos no local do disco intervertebral comprometido para estabilizar estas estruturas. Em alguns casos, é necessário realizar a fixação das vértebras com parafusos, ou mesmo a remoção da vértebra, dependendo de como está o quadro de comprometimento.
Como se trata de uma formação óssea, o tratamento com quiropraxia não faz o osteófito desaparecer, pois o bico de papagaio não some. Busca-se aqui um alívio dos sintomas que melhora a qualidade de vida do paciente. A Quiropraxia também impede a progressão da doença.