Levante ligeiramente o pé do acelerador. Desacelerar demasiado rápido vai fazer com que as rodas traseiras derrapem também. Não toque nos pedais de freio e embreagem e não endireite o volante. Prefira manter as rodas viradas, sem rodar o volante de forma brusca ou excessiva.
Tire o pé do acelerador, não acione o freio e gire o volante na direção em que o carro estiver derrapando. Quando alinhar as rodas, acelere devagar. 5- Na derrapagem das quatro rodas, as rodas travam e o carro desliza sem perder velocidade.
No caso de uma situação de derrapagem, o motociclista deve agir com rapidez e de forma adequada, mantendo as rodas girando e a aceleração constante. Como último recurso, caso a velocidade esteja baixa ao derrapar, o condutor pode utilizar os pés como apoio para endireitar a moto.
O fenômeno, que ocorre porque os pneus perdem a aderência e deslizam sobre a superfície da pista (em vez de rolar sobre ela), pode ser evitado com uma boa manutenção dos pneus. Pneus em bom estado ajudam a manter o veículo firme no chão, evitando derrapagens. ... Mantenha o veículo em linha reta e reduza a velocidade.
substantivo feminino Giro repentino de um automóvel, geralmente em consequência de uma freada violenta.
Aquaplanagem ou hidroplanagem significa dirigir sobre uma fina camada de água, o que indica que os pneus não estão em contato com a superfície do pavimento. Este fenômeno se dá pela combinação dos seguintes fatores: – Quantidade excessiva de água sobre o pavimento. ...
Significado de Frenagem substantivo feminino Ato, processo ou efeito de frear; freada.
Se seu carro começar a derrapar, tire o pé do acelerador, mantenha as duas mãos no volante, olhe para onde você quer ir e dirija até lá.
24- Quando o motorista sente cansaço constante ou a atenção diminuída pode estar: a) Com suspeita de uso de energéticos.
O extintor deve sempre ser levado na parte dianteira do carro, em local de fácil acesso ao motorista. Primeiro, ele deve estar dentro do prazo de validade, que geralmente é de 5 anos. É importante também checar se o lacre está no lugar e verificar o indicador de pressão. O indicador não pode estar na faixa vermelha.
- Na posição vertical, direcione o extintor para o ponto onde está pegando fogo; - Não abra o capô de uma vez só para evitar que o fogo se propague com muita velocidade, já que o fogo se alimenta de oxigênio; - Se o motor estiver pegando fogo, o capô fica muito quente.
14) A atitude defensiva de um condutor, ao se aproximar de um cruzamento não sinalizado é: A) Ficar atento e acelerar o máximo que puder.
60 Km/h para todos os veículos. 63. Qual o comportamento adequado do condutor ao se deparar com um declive acentuado: Manter o câmbio engatado em marcha reduzida durante a descida. ... Ao fazer uma curva, o veículo terá maior estabilidade se o condutor: Engrenar marcha adequada.
12)O procedimento correto em um declive acentuado é: A) Utilizar o "ponto morto". B) Utilizar a mesma marcha que seria necessária no caso de aclive acentuado.
3- Condições adversas das vias
Os tipos de situações adversas são: * Iluminação -luz, ofuscamento, penumbra e noite. * Tempo – condições climáticas, chuva, granizo e neblina. * Vias – vias mal conservadas ou mal sinalizadas.
As principais condições adversas da via são:
Conceito –São condições desfavoráveis ou inadequadas no trânsito, que se não forem tratadas com atenção, certamente serão propiciadoras de acidentes.
Inexperiência ou falta de conhecimento da via e do veículo; A falha humana acontece, principalmente, por deficiência de qualificação. Dizemos que num acidente houve imperícia quando, o condutor não teve habilidade e perícia suficientes para evitá-lo.
Abrir Mão da Preferência O condutor do veículo de número 1, quando notar, perceber ou sentir que o veículo da esquerda não está reduzindo a velocidade e que poderá entrar mal (não se sabe por que razão e nem vem ao caso sabê-lo), deve abrir mão, imediatamente, da vantagem de passar primeiro.
Alguns dos fatores que diminuem a sua concentração e retardam os reflexos: § Consumir bebida alcoólica. § Usar drogas. § Usar um medicamento que modifica o comportamento, de acordo com seu médico.