A boa notícia é que quase 75% dos casos de espinha bífida podem ser prevenidos pela toma de um suplemento de ácido fólico. Antes da mulher engravidar. E esta é que é a grande questão. Boa parte das gravidezes acontece sem que haja uma consulta prévia de planeamento familiar.
Espinha bífida é um defeito congênito que ocorre quando os ossos da coluna não se formam completamente. Primordialmente isto ocorre no início da gravidez. Como resultado observamos uma abertura da coluna nas costas, geralmente no fim da coluna (região sacral).
Se eu engravidar, por ter Spina Bífida Oculta, posso ter um filho com hidrocefalia? A espinha bífida não é uma doença hereditária e portanto você não passará essa característica aos seus filhos. Ela está relacionada a deficiência de ácido fólico no período pré natal e gestacional.
Normalmente, o diagnóstico de mielomeningocele é feito logo ao nascimento com a observação da bolsa nas costas do bebê. Além disso, o médico normalmente solicita a realização de exames neurológicos para verificar se há comprometimento de algum nervo.
Basicamente, a Encefalocele é um defeito no fechamento desse tubo, causado pela presença de uma falha óssea (um espaço fica aberto no crânio) e a saída de tecido cerebral ou meninges por esse local. O processo forma uma espécie de bolsa do lado de fora da cabeça da criança, uma hérnia.
O que causa malformação? Ejzenbaum afirma que a malformação de um feto pode ser por erro genético, uso de medicações durante a gestação, ou da própria embriogênese (gênese do bebê). “É quando a formação do feto não evolui da maneira esperada, seja por falta de vitaminas, de ácido fólico.
Má Formação Congênita do Cérebro do Feto A anencefalia é uma malformação do sistema nervoso central em que há ausência parcial do cérebro e da calota craniana. Pode haver algum resquício do tronco cerebral funcionando, o que garante algumas funções vitais do bebê, como respiração e batimentos cardíacos.
O que causa a mielomeningocele A causa da mielomeningocele ainda não é muito bem estabelecida, no entanto acredita-se que é resultado de fatores genéticos e ambientais, sendo normalmente relacionada com histórico de malformações da coluna na família ou deficiência de ácido fólico.
Quando há dificuldade na circulação de líquor no sistema nervoso, este pode se acumular nas partes do cérebro chamadas ventrículos, e constituir a hidrocefalia. Esta também pode ocorrer como consequência da má formação de Chiari tipo II, descrita anteriormente.
A encefalocele congênita é um defeito do fechamento do tubo neural, ocorrendo herniação de conteúdos cranianos devido à malformação congênita do crânio, sendo sua forma mais comum a occipital.
A encefalocele, também conhecida como cranium bifidum, consiste em um defeito do tubo neural, caracterizada pela herniação do cérebro e das meninges por aberturas presentes no crânio.
Encefalocele (ou cranium bifidum) é um defeito do tubo neural, doença na qual ocorre a herniação do cérebro e das meninges por aberturas no crânio. Pode causar deficiências motoras e intelectuais graves, mas é menos frequente. O único tratamento efetivo disponível é a cirurgia reparadora.
A MMC pode ser classificada em níveis funcionais de acordo com seu comprometimento neurológico: torácico, lombar alto, lombar baixo e sacral5. O nível torácico se caracteriza pela ausência de movimentação ativa nos membros inferiores.