Como se prevenir?
A amigdalite bacteriana normalmente é transmitida quando se inspira gotículas, de tosse ou espirro, infectadas com bactérias que acabam se alojando nas amígdalas, se desenvolvem e causam a infecção.
Amigdalite aguda – a amigdalite aguda é um processo inflamatório pontual associada a dor de garganta com evolução rápida, e cuja sintomatologia apresenta geralmente uma duração entre 5 a 7 dias, com o tratamento adequado. Muitas vezes acompanhada por mal-estar, prostração, dificuldade na deglutição e dores de cabeça.
Os principais remédios utilizados no tratamento são:
Amigdalite viral Assim como na amigdalite bacteriana, o médico também pode indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como o paracetamol ou o ibuprofeno, para reduzir a dor de cabeça e dor de garganta, facilitando a recuperação.
A azitromicina tornou-se um antibiótico muito popular devido à sua confortável posologia, que costuma ser de apenas 1 comprimido diário por 3 a 5 dias. Há infecções, inclusive, que podem ser tratadas com uma dose única desse antibiótico.
Amoxicilina: 50 mg/kg por dia por via oral (no máximo 1.
Para evitar as complicações das amigdalites bacterianas descritas acima, o tratamento deve ser sempre feito com antibióticos. Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma grande melhora dos sintomas.
A dor de garganta viral dura cerca de uma semana — o tempo que a infecção demora para acabar naturalmente. Já a bacteriana pode se acentuar e exige o uso de antibiótico.
Conheça 10 remédios caseiros para curar a dor de garganta:
Misture 1 colher-de-chá de sal a 200 ml de água morna. Leve o líquido para os fundos da garganta, gargareje com a cabeça ligeiramente inclinada e cuspa toda a água. Gargareje uma vez por hora. Seria bom lavar a boca após o gargarejo para não ficar com um gosto ruim na língua.
De forma geral, os principais remédios de farmácia que podem ser recomendados em caso de dor de garganta são:
Morder um cravo-da-índia no local do dente afetado, pois além de aliviar a dor, combate as bactérias que podem estar causando inflamação do local; Segurar uma bolsa de gelo no rosto, no local da dor, ou colocar uma pedra de gelo na boca, porque o frio diminui a inflamação e alivia a dor.