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O QUE FALA A Farsa De Ins Pereira?

O QUE FALA A Farsa de Inês Pereira?

Tendo como mote um ditado popular, “mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube”, Gil Vicente escreveu esta comédia de costumes retratando o comportamento amoral da degradante sociedade da época. Inês Pereira é uma moça bonita e solteira que se vê obrigada a passar o dia em meio às tarefas domésticas.

Qual é a crítica social presente na Farsa de Inês Pereira?

A Farsa de Inês Pereira possui, como tantas outras obras de Gil Vicente, uma componente marcada de crítica a tipos sociais. ... O riso é uma forma de criticar e de caricaturar costumes. Daí decorre um outro vetor a sublinhar nesta peça: o cómico de situação, um proporcionador do riso com o qual se castigam os costumes.

O que Gil Vicente denúncia da obra Farsa de Inês Pereira?

Em “Farsa de Inês Pereira”, apresentada pela primeira vez ao Rei D. João III, no ano de 1523, Gil Vicente denuncia hábitos e costumes amorais e até degradantes da sociedade portuguesa, em um tom que beira o jocoso. Até hoje a peça diverte e arranca risadas de espectadores e leitores.

Qual é o tema principal da peça A Farsa de Inês Pereira justifique?

A temática – o desejo de ascensão da pequena burguesia – está ligada à realidade vivida pela sociedade portuguesa da época. ... O livro que você vai ler, Farsa de Inês Pereira, é uma comédia de costumes que retrata o comportamento amoral da degradante sociedade do final do século XV e começo do XVI.

Quem é o escritor Farsa de Inês Pereira?

Gil Vicente Farsa de Inês Pereira/Autores

O que é farsa para literatura?

Farsa é um gênero teatral cômico que surgiu na Grécia Antiga e atingiu seu auge em meados do século XIV quando se espalhou pela Europa. De poucas personagens e geralmente breve, a farsa é caracterizada por satirizar as situações da vida cotidiana, através de personagens caricatas e extremamente exageradas.

Quem é Pero Marques?

Pêro Marques representa o papel de “asno” que carrega a mulher às costas para casa de um seu antigo pretendente. É a personagem cómica da farsa. ... Em antítese com o Escudeiro, Pêro Marques é o bom marido que dá à mulher toda a liberdade que ela quer, procurando fazê-la feliz.

O que era o teatro de Gil Vicente?

O teatro vicentino era simples no que tange à estrutura cênica, pois não havia preocupação com o cenário luxuoso, apenas utiliza-se de materiais simples para encenar suas peças.

Qual é o argumento em que se baseia a Farsa de Inês Pereira?

O seu argumento é que, porquanto duvidavam certos homens de bom saber, se o Autor fazia de si mesmo estas obras, ou se as furtava de outros autores, lhe deram este tema sobre que fizesse: é um exemplo comum que dizem: Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube. E sobre este motivo se fez esta farsa".

Quais eram as pretensões de Inês em A Farsa de Inês Pereira?

Inês, moça simples e casadoira, mas com grande ambição procura um marido que seja astuto, sedutor e discreto (de discrição) para poder escapar dos trabalhos da vida de moça. A mãe de Inês, preocupada com a filha e a sua educação, incita-a a casar com Pêro Marques, abastado "vilão", pretendente arranjado por Lianor Vaz.

O que é um auto é uma farsa?

2. A farsa é um género teatral com o fito de fazer uma caricatura e crítica à sociedade, geralmente num só ato. 3. O auto é um termo genérico aplicável ao teatro do século XVI; «envolve peças cujo assunto vai do religioso ao profano, do sério ao cómico» (Introdução ao Texto Literário, de Mário Carmo e M.

O que é comédia Tragédia e farsa?

A tragicomédia é um subgênero teatral que alterna ou mistura comédia, tragédia, farsa, melodrama, etc.

Qual a intenção de Gil Vicente ao escrever as peças?

A intenção de Gil Vicente era escrever uma peça que tivesse como tema o ditado popular “mais quero um asno que me carregue a um cavalo que me derrube”. ... Os autos de Gil Vicente, por exemplo, não só não são religiosos como criticam muitos aspectos religiosos de sua época.

Quais as principais características das obras de Gil Vicente?

Características principais A sua obra vem no seguimento do teatro ibérico popular e religioso que já se fazia, ainda que de forma menos profunda. ... De facto, a sua obra tem uma vasta diversidade de formas: o auto pastoril, a alegoria religiosa, narrativas bíblicas, farsas episódicas e autos narrativos.

Como Inês é caracterizada na farsa?

Inês: representa uma mulher fútil, ambiciosa, preguiçosa e interesseira, que se casa duas vezes apenas para se livrar do tédio da vida doméstica. Não conseguindo ter a liberdade pretendida no primeiro casamento, consegue-a no segundo, com um marido ingénuo (Pêro Marques).

Qual o provérbio popular que foi dado a Gil Vicente quando ele teria solicitado que lhe dessem um tema?

Gil Vicente foi acusado de plagiar obras do teatro espanhol de Juan del Encina. Em vista disso, pediu para que aqueles que o acusavam dessem um tema para que ele pudesse, sobre ele, escrever uma peça. Deram-lhe o seguinte ditado popular como tema: “Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube”.

Quantos atos TEM A Farsa de Inês Pereira?

Estruturalmente, peça é uma farsa (peça humorística) em um ato e é composta por 30 cenas enredadas com começo, meio e fim. Além disso, é um teatro poético, dividido em estrofes geralmente formadas por nove versos, sendo que estes são redondilhos maiores (sete sílabas poéticas) rimados (geralmente no padrão abbaccddc).

Quais O Auto é farsa de Gil Vicente?

Gil Vicente é autor de 44 peças, sendo 17 escritas em português, 16 bilíngues e 11 em castelhano, dentre elas estão autos e farsas. ... São autos: Monólogo do vaqueiro, Auto da Índia, trilogia das barcas, Auto da Lusitânia e Auto da alma. Nas farsas está presente o lado mais marcante da crítica social vicentina.

O que é um Auto E o que caracteriza?

Auto (do latim actu = ação, ato) é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta (normalmente, compõe-se de um único ato), os autos, em sua maioria, têm elementos cômicos ou intenção moralizadora.

O que a tragédia confronta?

Na tragédia, geralmente trabalham-se com temas homéricos nos quais os heróis possuem um destino traçado e sofrem ao confrontá-lo, sendo o sofrimento irrefutável.