Normalmente, a expansibilidade é simétrica e igual nos dois hemitórax. Qualquer doença que afete a caixa torácica, sua musculatura, o diafragma, a pleura ou o pulmão de um lado, pode ser precocemente percebido pela assimetria dos movimentos ventilátorios, ao se compararem ambos os hemitórax.
Mobilidade Torácica (10 repetições) Semi deitado em decúbito dorsal, com os joelhos fletidos e com o rolo posicionado levemente abaixo das escápulas, entrelace suas mãos e as coloque na nuca. Em seguida, apoie o tronco no rolo e o flexione para trás, abrindo bem os cotovelos sem perder o apoio dos quadris no chão.
A mobilidade é a capacidade de o corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição. A mobilidade está relacionada com a articulação. Já a flexibilidade relaciona-se com tecido mole, principalmente os músculos.
Locomobilidade; capacidade de se mudar, de ir a outro lugar com rapidez: mobilidade de pessoas. Aptidão para mudar, para sofrer alterações ou mudanças. Em que há possibilidade de movimento: guarda-roupa com mobilidade. [Figurado] Inconstância; tendência para mudar de opinião ou de estado de espírito com facilidade.
"Mobilidade articular é a capacidade que as articulações do corpo têm de se movimentar, dentro da sua amplitude e de seus diferentes planos de movimento.
A mobilidade articular tem como benefício para o nosso corpo: aumentar a amplitude dos movimentos, ajuda a corrigir algumas disfunções articulares, manter a saúde das articulações, tendões e ligamentos, previne lesões, relaxar os músculos, estimular a produção do líquido sinovial.
De acordo com Schneider et al. (1995), mobilidade é a o grau de realização de movimento dentro de uma liberdade natural de amplitude de cada articulação que tanto pode otimizar a performance física do indivíduo quanto pode aumentar o risco de lesões quando essa mobilidade apresenta disfunção.
O que é e para que serve a mobilidade? Mobilidade é a capacidade de explorar os movimentos em toda a sua amplitude. Um exercício de mobilidade tem o objetivo de aquecer as articulações com movimentações estáticas ou dinâmicas a fim de aumentar a amplitude com que se realiza uma atividade.
Flexibilidade é bom, mas mobilidade é ainda melhor!...Eles favorecem a ampliação do raio de movimentação, que é alcançado quando a musculatura trabalha contra a resistência da extensão.
Treinar para não enferrujar: 4 exercícios de mobilidade para acordar o corpo e evitar dores
De fato, a mobilidade urbana possui grande importância para todo país que se preocupa com competitividade, qualidade de vida , eficiência administrativa e política. Contudo, o que vemos em vários países, inclusive no Brasil, é a ineficiência de grande parte do sistema de transporte.
A mobilidade urbana ideal ocorre por meio de políticas de transporte e circulação que visam a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas que priorize o transporte coletivo e os não motorizados, que são socialmente inclusivos e ecologicamente sustentáveis.
Para quem não sabe, mobilidade urbana é o termo usado para definir o modo como as pessoas se deslocam em uma cidade. O ideal, claro, é que esse movimento seja acessível e fluido, para que as pessoas possam ir e vir com tranquilidade no seu dia a dia.
A principal causa dos problemas de mobilidade urbana no Brasil relaciona-se ao aumento do uso de transportes coletivos em detrimento da utilização de transportes individuais.
Problemas da mobilidade urbana
Nas metrópoles brasileiras, o direito de ir e vir é prejudicado devido à falta de planejamento e à prioridade que foi dada ao automóvel durante muito tempo. As vias públicas não garantem fluidez para todos os veículos, o que torna a mobilidade um problema para milhões de pessoas diariamente.
Conheça 10 soluções para melhorar a mobilidade urbana
Vejamos agora 10 soluções de verdade, que um governante de coragem teria que tomar para resolver o problema do trânsito nas grandes cidades do país.
Vamos entender cada um deles mais a fundo a seguir.
Para reverter a situação, especialistas defendem medidas como o investimento em transporte coletivo, a cobrança de pedágio urbano e o aumento da malha ferroviária.
6 soluções para reduzir congestionamentos
Falta de políticas públicas e de investimentos para os ônibus, escassez de planejamento urbano e aumento do número de veículos fazem com que os engarrafamentos se tornem uma constante nas cidades.
Top 5 ideias para melhorar o trânsito no Brasil
More videos on YouTube
O trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro do País, São Paulo é o Estado com maior número de óbitos no trânsito e dirigir alcoolizado é a segunda maior causa.