Cada par de duas vértebras é separado por duas aberturas chamadas incisuras superior e inferior. A articulação dessas vértebras forma o forame intervertebral, de onde saem os nervos espinhais.
Articulações crâniovertebrais Existem duas articulações craniovertebrais (sinoviais) formadas entre o crânio e as vértebras atípicas da coluna cervical: atlanto-occipital e atlanto-axial.
As curvaturas secundárias (cervical e lombar) são extremamente móveis em relação às primárias (torácica e sacral). Das três curvaturas pré-sacrais, a torácica é a menos móvel, enquanto que o sacro, formado de vértebras soldadas, não apresenta qualquer movimentos entre os seus segmentos.
A coluna Vertebral apresenta várias curvaturas. São elas: cervical (convexa ventralmente - LORDOSE), torácica (côncava ventralmente - CIFOSE), lombar (convexa ventralmente - LORDOSE) e pélvica (côncava ventralmente - CIFOSE).
As curvaturas são muito importantes para permitir que a coluna suporte compressão no sentido axial (longitudinal) sem causar danos à postura ereta. Você sabia? Que o exagero dessas curvaturas causam patologias. Então o aumento da curvatura torácica é denominado de hipercifose.
As regiões anatômicas da coluna vertebral são: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea. Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral? Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
Os Ossos da Coluna Vertebral As vértebras sacras soldam-se entre si, constituindo um único osso, o sacro, assim como as coccígeas, que formam o cóccix. Divide-se em coluna vertebral em cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea.
A região coccígea da coluna vertebral contém apenas o cóccix, um único osso no esqueleto adulto que é formado pela fusão de 4 vértebras minúsculas durante a adolescência. O cóccix é muitas vezes referido como cóccix humano, e esta região é homóloga aos ossos da cauda de animais que têm “rabos”.