Soltar-se, desprender-se das mãos de alguém como escorregando ou deslizando. 2. Fugir (burlando a vigilância).
substantivo feminino Pronuncia-se: /obliqüidade/. Característica de oblíquo. Que não possui paralelismo; que se inclina no sentido oblíquo, desviando-se daquilo que é perpendicular.
A forma correta de escrita da palavra é goela. A palavra guela está errada. Sempre que quisermos referir a garganta, a parte do nosso corpo por onde os alimentos passam da boca para o esôfago, podemos usar o substantivo comum feminino goela.
A úvula (corretamente chamada de úvula palatina) é encontrada no palato mole, ladeada pelas amígdalas.
Várias causas de edema de úvula têm sido relatadas: alergia, infecçao, trauma, mecânica/traumática, angioedema hereditário e reaçao a fármacos, incluindo inibidores da enzima conversora da angiotensina (iECA)1-4.
O “sininho”, “campainha”, “goela”, se chama úvula e tem duas funções: emitir sons e deglutir os alimentos. Ela não trabalha sozinha: integra o palato mole, a parte mais interna do céu da boca. 1. Além de atuar na formação de sons e articulação de palavras, a úvula é como um sensor na hora de engolir.
A garganta é uma passagem muscular através da qual os alimentos passam para o esôfago e o ar para os pulmões. À semelhança do nariz e da boca, a garganta é revestida por uma membrana mucosa, composta por células que produzem muco e têm projeções filiformes (cílios).
Os sintomas do edema de glote são: