Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. Essa troca, conhecida também como permuta ou troca direta, envolvia apenas coisas, serviços ou ambos. Muito comum entre a comunidade indígena, durante a colonização do Brasil o escambo foi utilizado na extração do pau-brasil.
O escambo é uma modalidade de troca comercial de mercadoria sem a utilização de moeda, ou seja, de dinheiro. Esse termo é também utilizado quando se trata da troca de produtos por trabalho de uma mão-de-obra que aceita esses produtos.
De acordo com historiadores e arqueólogos, a prática de escambo surgiu na Pré-História, durante o período Neolítico (a cerca de 10 mil anos). Foi o surgimento da agricultura e da criação de gado, que favoreceu a troca de trabalho por produtos neste período. Escambo: troca de produtos ou serviços sem uso de moedas.
O escambo (troca de mercadorias) surgiu há cerca de 10 mil anos, durante o período Neolítico, e foi utilizado por milhares de anos, em todo o mundo. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, trocavam mercadorias com os índios.
Escambo é o comércio de bens, serviços, etc. em troca de outros bens, serviços, etc., e não pelo uso de dinheiro. Trocar é negociar serviços ou bens com outra pessoa quando não há dinheiro envolvido. Este tipo de troca foi invocado pelas civilizações iniciais.
Os portugueses davam bugigangas (apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e, em troca de trabalho, os nativos deveriam cortar as árvores do pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas.
Porém, para os indígenas, o escambo era uma forma proveitosa, já que eles trocavam seus itens em abundância por itens que não possuíam nem tinham como fabricar. ... Para os indígenas, esses objetos os diferenciavam perante outros grupos, reconhecendo-os como aliados dos estrangeiros.
Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras.
Viam como uma cultura sem regras, sem leis, sem religião e sem ordem. Também enxergavam os índios como povos animalescos e que precisavam ser catequizados para serem civilizados.
A extração de pau-brasil nesse período dependia da mão de obra dos indígenas, esse trabalho que no inicio era feito de forma amigável, em troca de objetos (como pedaços de tecidos, anzóis, espelhos e, às vezes, facas e canivetes), ajudaram os portugueses a se fixar no território brasileiro.
os índios recebiam presentes dos portugueses, como instrumentos e ferramentas, espelhos, facas, foices, e em troca os índios trabalhavam fornecendo a madeira pela qual os portugueses tinham interesse, o Pau-Brasil.
7. Quais foram as comidas e as bebidas que os portugueses deram para os indígenas experimentarem? Resposta: Os portugueses deram aos indígenas pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel, figos passados para comer; e vinho e aguardente para beber.
Resposta. Resposta: Bom, as principais diferenças entre os portugueses os indios era que os primeiros eram considerados civilizados, se vestiam com roupas mais "compostas" que não mostravam muito a pele, também andavam calçados e detinham de um conhecimento sobre o resto do mundo um pouco mais avançado.
Resposta. Resposta: Trocaram "espelhos, pentes e outros objetos de pouco valor" , por ouro e outras pedras preciosas que os índios desconheciam o valor.
O encontro entre portugueses e indígenas foi um choque de culturas, onde os índios estranhavam a tecnologia e poder militar dos portugueses, enquanto os mesmos espantaram-se com os hábitos dos índios, não terem construções sofisticadas, nem serem cristãos, etc.
Os europeus e osindígenas da América tiveram seus primeiros contatos no século XV, no momento da expansão marítima europeia. Quando os europeus chegaram ao Brasil já existiam habitantes naquele território? Mas é lógico que existiam habitantes! Eram os diferentes povos indígenas, considerados os povoadores da região.
Verificado por especialistas Os primeiros contatos do europeus e indígenas foi um choque de culturas, sendo que inicialmente foi um contato pacífico, principalmente da parte dos portugueses, sendo que os Espanhóis, ao chegarem, logo entraram em guerra com os indígenas.
Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam a vestimentas, barbas e caravelas dos portugueses. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil, rezada pelo Frei Henrique de Coimbra.
povo tupi
povos Tupi
A classificação indígena Os portugueses conheceram primeiro os povos que viviam no litoral. Por terem traços culturais semelhantes entre si, eles receberam dos colonizadores uma denominação geral: Tupi ou Tubinambá.
Resposta. A formação social era bastante simples, as aldeias não tinham grandes concentrações populacionais e as atividades eram exercidas de forma coletiva. O índio que caçasse ou pescasse mais dividia seu alimento com os outros. A coletividade era uma característica marcante entre os índios.
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmos direitos e recebem o mesmo tratamento. Suas cabanas eram divididas entre vários casais e seus filhos e, como não havia classes sociais, até mesmo o chefe da tribo dividia sua cabana. ...
Resposta. Os tupi-guaranis adotaram como forma de organização o grupo local (correspondente a uma taba), que se situava numa posição intermédia, entre a menor unidade vicial (a oca) e o agrupamento territorial mais abrangente (o grupo tribal) Espero ter ajudado.