O que diz Tardif? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
De acordo com Tardif (2010), os saberes docentes envolvem questões de ordem pessoal; tem abrangência social; surgem e se desenvolvem dentro de uma temporalidade; apresentam-se com características culturais e heterogenias; e são amplamente personalizados e situados na pessoa do professor.
Quais são os saberes docentes de acordo com Tardif?
Segundo Tardif (2002) os saberes dos professores são um conjunto de saberes provenientes de fontes variadas (dos livros didáticos, dos programas escolares, dos conteúdos a serem ensinados, da experiência) os quais o autor apresenta em quatro categorias: saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais ...
Quais são os saberes que integram o conhecimento profissional do professor?
Os saberes dos professores são, da mesma forma, resultantes dos conhecimentos e ensinamentos aprendidos na sua vida familiar e social, no decorrer de sua trajetória escolar como aluno, no seu próprio lugar de trabalho, por meio das relações estabelecidas com alunos e colegas de profissão.
O que significa definir a docência como uma profissão de interações humanas?
Desse modo, o trabalho docente tem sido apontado como uma atividade de interações humanas, que ocorrem por meio da relação entre professores e alunos em vários contextos e, especialmente, na sala de aula, e é, portanto, o fundamento das relações sociais na escola (TARDIF, 2008, p. 19).
O que são os saberes docentes?
Os autores citados revelam a existência de seis categorias de 'saberes dos professores': os saberes disciplinares, os saberes curriculares, os saberes das ciências da educação, os saberes da tradição pedagógica, os saberes experienciais e os saberes da ação pedagógica.
Quais são os principais saberes docentes?
Para o mesmo autor, durante exercício da docência os professores adquirem e mobilizam diversos tipos de saberes docentes tais como: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais.
Quais são os 4 saberes docentes?
São eles: 1) saber disciplinar, referente ao conhecimento do conteúdo a ser ensinado; 2) saber curricular, referente à transformação dos saberes produzidos pela ciência num corpus que será ensinado nos programas escolares; 3) saber das ciências da educação, relacionado com o conjunto de conhecimentos profissionais ...
Quais são os saberes do professor?
Os autores citados revelam a existência de seis categorias de 'saberes dos professores': os saberes disciplinares, os saberes curriculares, os saberes das ciências da educação, os saberes da tradição pedagógica, os saberes experienciais e os saberes da ação pedagógica.
Quais são os saberes da docência?
Os saberes da docência que se referem ao conhecimento estabelecem que os professores, mais do que informar, são responsáveis por humanizar seus alunos pois, nos dias atuais, a educação tem como finalidade (...)
Como analisar o trabalho dos professores?
A seguir, veremos alguns exemplos de como avaliar os professores:
Peça aos professores que façam uma autoavaliação. ...
Desenvolva um questionário para os alunos. ...
Ouça os representantes de classe. ...
Faça o acompanhamento de algumas aulas. ...
Observe o que o professor tem feito para inovar nas aulas. ...
Converse com ex-alunos.
Mais itens...•18 de set. de 2020
Quais são os saberes pedagógicos?
Saberes Pedagógicos (Andragógicos): Esses são os saberes que diz respeito ao desenvolvimento da atividade do professor, em sua atividade didática, ou seja, são as técnicas, métodos e ferramentas que se utiliza em sala de aula para conduzir o ensino e a aprendizagem.
O que significa o saber docente?
O saber do professor é um saber experiencial, pois é prático e complexo. ... Para o mesmo autor, durante exercício da docência os professores adquirem e mobilizam diversos tipos de saberes docentes tais como: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais.
Quais são os saberes que servem de base ao ofício de professor?
Os saberes que servem de base para o ensino, tais como são revelados pelos estudos, são adquiridos por meio de processos que abrangem a história de vida pessoal dos docentes, a formação profissional para o magistério, o conhecimento científico da disciplina que ensina, os currículos e materiais instrucionais com que ...
Quais são os saberes?
Por conseguinte, o autor identifica cinco categorias de 'saberes': o saber atitudinal, o saber crítico-contextual, os saberes específicos, o saber pedagógico e o saber didático- curricular, entendendo que são esses os saberes que todo educador deve dominar e que, portanto, devem integrar o seu processo de formação.
O que afirma Pimenta com relação à docência?
Segundo Pimenta (1999), existem três saberes da docência: os saberes da experiência (que levam em consideração todo o processo de formação do professor e também tudo o que resulta dos processos reflexivos e experienciados com outros profissionais na prática), os saberes do conhecimento (que envolvem a ciência de ...
Como deve ser o trabalho docente?
O papel do trabalho docente O reconhecimento do papel do trabalho docente é apontado nas Representações dos professores em três dimensões, a considerar: ser agente de transformação; organizar o trabalho pedagógico e os Limites da profissão.