Graus de condromalácia patelar Grau II: Há lesões na cartilagem com até 1,3 cm de diâmetro. As lesões ainda são pequenas e localizadas; Grau III: As lesões são maiores que 1,3 cm de diâmetro; Grau IV: Neste ponto, a cartilagem já sofreu tamanha erosão que é possível visualizar o osso subcondral que a sustenta.
O tratamento para condromalacia patelar pode ser feito com fisioterapia, com o objetivo de melhorar o posicionamento da rótula e a função do joelho, além de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para controlar a inflamação e a dor, que devem ser indicados pelo médico e usados conforme a orientação.
Condromalácia ou condropatia é uma doença da cartilagem articular. Condromalácia ou condropatia são termos utilizados para definir a doença da cartilagem articular. A condropatia patelar é também conhecida como síndrome da dor femoropatelar ou mais popularmente como “dor anterior no joelho”.
Uma pessoa que sofreu uma ruptura de um dos ligamentos do joelho pode desenvolver instabilidade crônica (falseio), que leva a um contato anormal da cartilagem do joelho, iniciando uma condropatia.
Condropatia grau 1 Também chamado de incipiente ou inicial. Refere-se ao amolecimento da camada mais externa da cartilagem .
Condropatia avançada quer dizer artrose, ou seja, já há um comprometimento importante da cartilagem. Seu médico irá orientá-lo quanto aos mais novos tratamentos para evitar o avanço da sua doença.
Os graus da condropatia patelar grau 1: existe apenas um “amolecimento” da cartilagem e presença de edemas; grau 2: a cartilagem apresenta pequenas fissuras e fragmentações; grau 3: essas fissuras e fragmentações já são maiores; grau 4: o osso abaixo da cartilagem está exposto.
Para aliviar a dor decorrente da condromalácia patelar, principalmente nos casos agudos, uma compressa de gelo pode ser de grande ajuda, mas é preciso critério. "Numa situação de dor aguda, bem comum em corredores, que tem dor no mesmo dia ou no dia seguinte às provas ou treinos, é indicado o uso de compressas de gelo.
Condromalácia da patela. A condromalácia da patela é a causa mais comum de dor na frente do joelho, mas erroneamente muitos atribuem qualquer dor na parte da frente do joelho à condromalácia.
A joelheira com orifício, por exemplo, é indicada para uso ortopédico ou para a prática de esportes. Ela auxilia na prevenção e na recuperação de lesões nesta região e o orifício frontal permite a redução da pressão na região da patela.
O problema é que, para impedir esse movimento lesivo, a joelheira precisa ser muito rígida, o que, nesse caso, impossibilita a prática da corrida. Em outras palavras: a única joelheira que verdadeiramente cumpre o seu papel de imobilizar a articulação é a mesma que não te deixa correr direito.
Pacientes com deformidades ou instabilidade podem se beneficiar do uso de órteses (joelheiras), as quais ajudam na estabilização e na melhor distribuição do peso entre os diferentes compartimentos do joelho, transferindo o esforço de uma região mais comprometida para uma menos comprometida.
Em caso de joelho inchado, o que se pode fazer para tratar o problema em casa inclui:
O recomendado é iniciar uma terapia composta por: repouso, gelo, compressão e elevação.