CC: circunferência craniana, medida em exames de ultrassom do feto. CA: circunferência abdominal, medida em exames de ultrassom do feto. CCN: comprimento cabeça-nádegas, medido em exames de ultrassom para calcular o tamanho do embrião ou feto. CMV: citomegalovírus.
O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos dependendo das características étnicas e genéticas da população.
A circunferência reflete melhor o volume cefálico e é menos dependente do formato da cabeça do que a medida do diâmetro biparietal33. Muitos autores têm demonstrado que a circunferência cefálica é um dos parâmetros individuais mais confiáveis para a estimativa da idade gestacional6,34,35.
A hipoplasia do osso nasal no digitalização 15-22 semanas está associada a um alto risco de trissomia do cromossomo 21 e é um marcador altamente sensível e específico para esta anomalia cromossômica.
Trata-se de uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra, conhecido como trissomia do cromossomo 21. “Ela ocorre devido a um acidente genético que acontece no momento da divisão celular do embrião. A maneira mais correta de tratar o assunto é chamando-o de anormalidade cromossômica.
Características fenotípicas da Síndrome de Down A criança possui a face achatada, prega epicrântica, fenda palpebral obliqua, manchas de Brushfiled na íris, língua protrusa e fissurada, palato ogival, anomalias dentárias, hipoplasia mandibular, orelhas pequenas, dismórficas e de baixa implantação.
Ao nascer, os bebês com síndrome de Down geralmente têm certos sinais característicos, incluindo:
Cuide para que ele esteja alimentado, hidratado e sequinho antes de começar qualquer atividade. – Faça os exercícios diariamente: bebês com síndrome de Down precisam de contatos repetidos com uma mesma experiência. Porém, repetir não significa fazer tudo igual: desenvolva uma habilidade com atividades variadas.
Após atingir o terceiro trimestre de gravidez, a barriga baixa pode acontecer a qualquer momento. Devemos lembrar que a barriga baixa não é um problema, de longe isso, com exceção a alguns detalhes que veremos adiante.