A cavidade pélvica é definida por todos os ossos, órgãos, músculos e ligamentos que contribuem para a funcionalidade pélvica.
A cavidade pélvica se abre superiormente e é contínua com a cavidade abdominal através da abertura superior pélvica. Enquanto a abertura inferior pélvica é fechada pelo assoalho pélvico, composto pelo diafragma pélvico. Existem duas partes da pelve; pelve maior (falsa) e pelve menor (verdadeira).
Suas superfícies articulares são entre o sacro e o íleo. Ela é estabilizada pelos ligamentos interósseos e pelos ligamentos sacroilíacos anterior e posterior.
Sendo bem feita, mostra o ligamento lesado e o grau de ruptura. Em geral, o ligamento denominado talofibular anterior é o mais acometido. Em ordem de frequência, segue-se o calcaneofibular e o talofibular posterior. O grau de ruptura é também importante ser avaliado.
Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse. Nem todas as pessoas vão conseguir apoiar imediatamente o pé, porém quando o tratamento foi bem realizado, em geral, o apoio é bem precoce.
A entorse do tornozelo consiste numa distensão de um ou mais ligamentos que se fixam aos ossos do tornozelo. Nos casos mais graves, o ligamento sofreu uma ruptura. Os ligamentos são como faixas elásticas que se ligam aos ossos e que auxiliam o movimento das articulações.