Biogênese é uma palavra de origem grega que significa origem da vida. Essa teoria surgiu no final do século XVII em oposição ao conceito da abiogênese, que pregava o oposto.
Tem mais depois da publicidade ;) Em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze. Após instantes da preparação, analisou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne contido no frasco descoberto.
Redi criou um experimento em que colocou pedaços de carne em frascos descobertos e cobertos com gaze. Nos frascos cobertos, nenhuma larva apareceu; já nos descobertos, moscas botaram ovos e, consequentemente, larvas surgiram.
Depois de algum tempo, Redi percebeu que, nos frascos que estavam fechados, não apareceu nenhuma larva, diferentemente dos que estavam abertos. Sendo assim, ele conseguiu provar que as larvas não surgiam a partir da carne em putrefação, e sim das moscas que botavam ovos na carne.
Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.
Spallanzani: Separou um caldo nutritivo, previamente fervido por meia hora, em oito recipientes. Vedou uma metade com rolha de cortiça e, em outra metade, derreteu a ponta e fechou hermeticamente. Ferveu, novamente, cada um dos frascos.
Francesco Redi (Arezzo, 18 de fevereiro de 1626 – Pisa, 1 de março de 1697) foi um biólogo italiano. Conhecido pelo seu experimento realizado em 1668 que se considera um dos primeiros passos para a queda de reputação da abiogênese.
Arezzo, Itália
A hipótese proposta pelos dois pesquisadores, de forma independente, assumiu a ideia de que a vida iniciou-se a partir de uma evolução química, na qual compostos inorgânicos combinaram-se e deram origem a moléculas orgânicas inicialmente simples, mas que, com o tempo, foram combinando-se e originaram moléculas mais ...
Com base em estudos realizados, a Teoria da Evolução molecular, propõe que a vida surgiu a partir de compostos inorgânicos combinados entre si, produzindo moléculas orgânicas simples que acabara por se combinarem gerando moléculas mais complexas como proteínas, lipídeos, ácidos nucleicos dentre outros, a partir daí, ...
A Teoria de Oparin e Haldane busca explicar como a vida surgiu a partir de moléculas simples presentes na atmosfera, formando compostos orgânicos em condições especiais. Na década de 1920, Aleksandr Ivanovich Oparin e John B. S.
A Teoria de Oparin diz que existiam coacervados formados a partir de ligação entre compostos orgânicos que teriam se originado no mar com o tempo. Os mais instáveis quebraram e se desfizeram. Outros uniram-se de outras formas e a moléculas inorgânicas, formando coacervados complexos.
As fortes descargas de relâmpagos e os raios ultravioleta irradiados pelo sol teriam promovido uma grande variedade de reações químicas na atmosfera, levando ao aparecimento, entre outras, de moléculas orgânicas simples, como alcoóis, aminoácidos e açúcares.
A origem da vida na Terra pode ter sido influenciada por meteoritos que atingiram nosso planeta há bilhões de anos. ... As primeiras formas da vida no planeta Terra surgiram há mais de 3,5 bilhões de anos. Eram seres unicelulares, extremamente simples, surgidos do que os cientistas chamam de “sopa primordial”.
Durante o Proterozoico ocorreu grande acúmulo de oxigênio na atmosfera. Também foi aí que surgiram as primeiras formas de vida unicelulares avançadas. A era Paleozoica durou de 550 a 250 milhões de anos atrás.
4º evento: A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no plantae as bactérias e algas, além de microrganismos, isso há cerca de 3 bilhões e 500 milhões de anos.