História da Moda Indumentáriahttps://historiadamodaindumentaria-blog.tumblr.comhttps://historiadamodaindumentaria-blog.tumblr.com
Significado de Vestuário substantivo masculino Conjunto de peças das roupas que se vestem: vestuário masculino, feminino, não-binário. Roupa completa; traje, roupa: vestuário de chef.
Muita gente acha que moda é viver na tendência. Para mim não é. Moda para mim é você criar a sua personalidade, mesclando peças de trends passados com os de agora, criar uma coisa que tenha haver com você e não aquela coisa de ser robozinho de sociedade e andar como todo mundo está.
A nomenclatura em inglês significa “amarrar e tingir”. Na época, a técnica ficou famosa por ser fortemente adotada e adaptada pela comunidade hippie, que era vista utilizando camisas, calças e acessórios como cangas em movimentos e festivais nos Estados Unidos.
Segundo ela, no contexto atual, o tie dye ressurge como uma forte tendência por causa da necessidade de termos peças personalizadas e exclusivas, e também pelo fato de estarmos mais tempo em casa, onde o conforto nas roupas se torna prioridade ; motivo pelo qual podemos perceber uma releitura da técnica em moletons.
Combinar peças em tie dye com jeans é uma opção clássica para quem quer um look discreto, mas que seja muito estiloso! Uma das formas mais tradicionais é combiná-la com calças ou short jeans, já que a peça possui um tom neutro, fazendo com que a peça de tie-dye fique em destaque e seja o ponto de foco.
A estampa tie-dye se consolidou durante a quarentena como um fenômeno da moda. Resgatada lá dos anos 70, época em que o movimento hippie estava em alta, a estampa adquiriu significado antagônico à liberdade dos "paz e amor" de antigamente e se transformou em roupa de quem estava "preso" dentro de casa.
Primeiro Passo. Escolha uma peça de roupa de sua escolha (vale camiseta, moletom, calça, o que você preferir!) e as cores que você quer que tenha no produto final. Dê preferência para peças de tecidos de fibras naturais, como o algodão e viscose, pois eles absorvem melhor a cor.
Você pode optar por uma blusa tie dye estilo t-shirt, de manga longa ou até um cropped. E nesse caso quanto mais cor, mais personalidade você agrega ao seu visual. Combine com uma saia leve e um chinelo de dedo colorido. Uma mistura inusitada, despretensiosa mas muito interessante.
Por ser uma estampa bastante colorida e predominante, prefira usar o seu tênis tie dye junto com peças mais neutras ou coringas. Por exemplo, que tal uma calça ou short jeans, uma blusa branca mais básica e o tênis, todo colorido? Use o tênis como ponto de cor do look!
Mas se preferir, pode fazer no tanque mesmo, ou em um local que não tenha problema sujar. Os próximos passos são deixar a peça secar (aproximadamente 24h) e quando seca, lavar para tirar o excesso de tinta. E pronto, está feita a sua camiseta Tie Dye.
A forma mais simples de todas é inserir a t-shirt tie dye com uma lavagem mais básica em um outfit mais neutro e despojado. A combinação discreta é infalível e pode ser usada em qualquer lugar, inclusive, no office look!
Essa técnica consiste basicamente em ir amassando o tecido em várias partes, aleatoriamente, até formar uma bola e amarrá-la. O resultado é sempre único e o efeito se assemelha à padronagem presente no mármore.
Coloque uma camiseta de tie-dye acinzentada por cima de jeans angustiados e jogue uma jaqueta leve por cima para um estilo de rua sem esforço. Ou opte por uma camiseta com apenas duas cores tingidas (índigo e branco, por exemplo) para uma peça de moda que não sobrecarregará o resto do seu guarda-roupa.
COMO FAZER O TIE DYE Coloque a peça em uma superfície plana. Vamos usar uma camiseta branca como exemplo. Aperte o meio da camiseta com uma mão e torça até ela ficar com uma forma espiral apertada. Use quatro elásticos para segmentar a camiseta em oito seções (como uma pizza).
Corte as amarras e lave o tie dye normalmente, com água e sabão neutro, para retirar os excessos de tinta e evitar que a peça manche outras roupas. Deixe secando no varal e, quando finalizar, utilize o ferro de passar para finalizar o produto. Pronto!
Mantendo a cor. Lave os tecidos com água fria. Não use água morna ou quente para lavar os tecidos coloridos com tie dye. Escolha a opção de água fria e use um sabão que preserve a cor das roupas.
Você pode fazer tie dye na sua blusa usando tinta acrílica aguada. A blusa terá que secar, mas depois que você assentá-la com calor na secadora, ela estará pronta para ser usada. Esse método é parecido com o tie dye tradicional, mas não requer água quente ou tanta preparação quanto ele.
Método 1 de 3: Adicione uma xícara de água em uma garrafinha com tamanho suficiente para comportar a água e a tinta para tecido. Acrescente a tinta para tecido na cor que quiser. Você precisará de três colheres de sopa da tinta. Use menos tinta se quiser cores menos vivas.
Recapitulando o passo a passo para fazer tie dye em casa:
Em primeiro lugar escolha uma peça de roupa branca e limpa. Pois, sujeiras podem deixar falhas estranhas na sua estampa. Portanto antes de começar lave a peça água e sabão neutro. Após fazer isso, você criará uma espécie de espiral tipo um caracol no final do processo.
O mais indicado é usar o sal pelo menos nas três primeiras lavagens. Assim, você garante que a tinta fique bem fixada, sem correr o risco de a roupa desbotar. Em algumas situações, o sal também consegue fixar de primeira o corante no tecido - ou seja, apenas uma lavagem já funciona superbem.