O tratamento para a infecção por Escherichia coli, também conhecida como E. coli, tem como objetivo promover a eliminação da bactéria, sendo indicado pelo médico o uso de antibióticos....Alguns antibióticos que podem ser recomendados pelo médico são:
O tratamento para infecção urinária normalmente é feito com o uso de antibióticos receitados por um médico, como Ciprofloxacino ou Fosfomicina, para eliminar o excesso de bactérias, como Escherichia coli, que estão causando a infecção.
"Se você está com infecção e não melhora, mesmo se estiver tomando antibiótico, e sente febre e mal-estar é um sinal de que algo está fora do esperado e é importante ir ao médico. Aliás, logo na primeira ardência ao urinar vá ao médico e faça acompanhamento do tratamento," aconselha Sacomani.
Fatores de Risco da Cistite Comportamentos como beber pouco líquido, ficar muito tempo com o mesmo absorvente, “segurar” a urina por muito tempo e não ter hábitos de higiene íntima favorecem o desenvolvimento de bactérias que podem causar a cistite.
O tratamento da cistite deve ser recomendado pelo urologista ou clínico geral de acordo com os sinais e sintomas apresentados pela pessoa e microrganismos responsável pela infecção e inflamação da bexiga, sendo na maioria das vezes indicado o uso de antibióticos para eliminar o agente infeccioso.
A imunoterapia ou “vacina” também pode ser uma opção a ser considerada (cápsulas de lisado bacteriano de E. coli administradas via oral). O urologista é o médico mais indicado para avaliar de maneira global a paciente com cistite de repetição e prescrever o tratamento mais apropriado.
“Acredita-se que a cistite na mulher é mais comum pelo menor comprimento da uretra, canal que liga bexiga à parte externa do órgão genital, que pode facilitar o trajeto das bactérias da vulva, vagina e ânus, até a bexiga”, afirma a médica.
No entanto, ela ocorre mais nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem sua ocorrência. A uretra da mulher, além de muito mais curta que a do homem está mais próxima do ânus. Nos homens, depois dos 50 anos, o crescimento da próstata provoca retenção de urina na bexiga e pode causar cistite.
Na verdade, a expressão “pegar infecção urinária” não é a mais apropriada, já que a cistite não é uma doença contagiosa, que se passa de uma pessoa para outra. Mais de 80% das infecções urinárias são causadas por uma bactéria que vive no nosso intestino, chamada Escherichia coli (E. coli).
A cistite corresponde à infecção e inflamação da bexiga, principalmente por Escherichia coli, que é uma bactéria naturalmente presente no intestino e no trato urinário e que pode atingir a uretra e chegar à bexiga, levando ao aparecimento de sinais e sintomas de infecção do sistema urinário, como urgência em urinar e ...
Os antibióticos só devem ser usados se forem receitados pelo médico e alguns exemplos mais prescritos são a nitrofurantoína, fosfomicina, trimetoprima e sulfametoxazol, ciprofloxacino ou levofloxacino.
O sintoma clássico da cistite é dor ou ardor para urinar e a necessidade frequente de urinar eliminando apenas pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, o paciente pode urinar sangue ou apresentar dor na pélvis (parte baixa da barriga). A cistite, porém, pode ser absolutamente assintomática.
Para a maioria das mulheres com suspeita de cistite simples aguda, particularmente aquelas com sintomas clássicos, nenhum teste adicional é necessário para fazer o diagnóstico. Deve-se solicitar o exame simples de urina em mulheres que apresentam características clínicas sugestivas, mas não claramente diagnósticas.
Sintomas de Infecção urinária
A hemocultura detecta bactérias e fungos no sangue. Infecções na corrente sanguínea são provocadas com maior frequência por bactérias (bacteremia), mas também podem ser causadas por fungos ou por vírus.
Sintomas