Bases fortes: bases de metais alcalinos (NaOH, LiOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2); Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
Ácido forte: Apenas HCl, HBr ou HI; Ácido moderado ou semiforte: Apenas HF; Ácido fraco: qualquer outro hidrácido....Com isso, se:
Vamos então classificar uma base de acordo com os três critérios demonstrados, por exemplo, a monobase NaOH (hidróxido de sódio) é solúvel em água, apresenta elevado grau de dissociação e por isso é considerada uma base forte.
íon-hidróxido
a) Base forte Uma base é forte quando sofre dissociação (liberação de cátions e ânion) facilmente. Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base.
NaOH
Sais de Ácidos fracos e bases fracas são espécies anfipróticas. Quando dissolvidos em agua ocorre um processo de hidrólise complexo. A hidrólise do cátion produz uma base fraca e a hidrólise do ânion produz um ácido fraco. Os íons H+ e OH- formados recombinam-se parcialmente.
Hidróxido de amônio (NH4OH): O hidróxido de amônio é conhecido comercialmente por amoníaco, sendo muito utilizado na produção de ácido nítrico para a produção de fertilizantes e explosivos. Ele também é usado em limpeza doméstica, na produção de compostos orgânicos e como gás de refrigeração.
Imediatamente avisar o pessoal da Segurança, evacue todas as pessoas se necessário, isole a área, remova toda fonte de ignição e providencie ventilação adequada para dispersar o gás. Antes de estancar o derramamento, use água em forma de spray para reduzir a concentração dos gases de amônia em volta do local derramado.
“Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. A amônia tem fórmula NH3 e é um gás muito tóxico”, disse o professor. O contato e a exposição ao produto químico pode levar até a morte.
A amônia é um composto tóxico para o organismo por se liga aos intermediários do ciclo de Krebs promovendo a depleção de ATP ou por precisar de íons H+ o que pode desencadear quadros de alcalose metabólica.
A hiperamonemia é resultado de um desbalanço entre o catabolismo (degradação) e o anabolismo (formação) de proteínas. A hiperamonemia pode ser de dois tipos: Primária: causada por um erro no metabolismo do ciclo da ureia, que nas mitocôndrias e citosol, contando com a participação de diferentes enzimas.
Essa substância pode atrapalhar o desenvolvimento do bebê causando má formação, baixa de peso, entre outras anomalias.”, explica.
O mais recomendado são produtos sem amônia, como o Tonalizante Soft Color e também a Tintura Biggen. É recomendável também produtos que não contenham metais pesados, como o chumbo. Com tonalizante as recomendações não são diferentes, por isso, verifique os componentes antes de utilizar.
A progressiva na gravidez não é recomendado, porque assim como a maioria das químicas utilizadas pelos cabeleireiros para alisar as madeixas contém formol.
A grávida não deve fazer alisamento artificial durante toda a gravidez, principalmente durante os primeiros 3 meses de gestação, e também durante a amamentação, pois ainda não está comprovado que as substâncias químicas alisantes são seguras e não prejudicam o bebê.
A Vitaderme tem uma progressiva, que é hipoalergênica, indicada para gestantes e crianças, porém é sempre ressaltar q deve ser autorizada pelo seu médico.
Durante o processo de fazer a escova progressiva, o formol é inalado, absorvido pela pele e chega à corrente sanguínea. A substância pode causar prejuízo à formação do feto, principalmente quando a mãe entra em contato com ela no primeiro trimestre da gestação.
E as lactantes? Não. As escovas progressivas têm formol e outras substâncias tóxicas que são extremamente nocivas. Tratamentos desse tipo devem ser evitados ao longo dos nove meses e também no período da amamentação.
Espere o primeiro trimestre antes de alisar Em geral, é sempre recomendado esperar os primeiros três meses de gestação para fazer algum procedimento nos fios, seja alisar, fazer mechas ou mesmo colorir.
Pode ser encontrada no organismo até 6 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e três dias pelo exame de sangue.