A sinalização náutica contribui para a segurança e organização da navegação, a prevenção da poluição dos canais e vias navegáveis e principalmente para a preservação e salvaguarda da vida humana no meio marítimo.
É o posicionamento dos atletas dentro da pista um a frente do outro, cada um em sua raia nas provas com balizamento total (7,22 metros de uma raia para outra), para compensar as provas que utilizam curvas. Com esta diferença os atletas que correm por fora percorrerão a mesma distância dos demais.
Boça ou espia é, em náutica, um cabo fixo no olhal da proa e que serve à amarração ou para rebocar a embarcação.
O Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM-72) trata-se de um regulamento com a finalidade de evitar o abalroamento, aplicando-se a todas as embarcações em alto mar e em todas as águas a este ligadas.
2- São sinais de balizamento, exceto: R: Sinais de pontes, e sinais de perigos. 3- O sistema de balizamento poderá ser dotado de um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita, portanto, a sua identificação.
SINAIS DE ÁGUAS SEGURAS Forma: Esférica, pilar ou charuto com marca de tope esférica. Marca de Tope (se houver): Uma esfera encarnada.
A bóia cega é que não emite luzes. A identificação do balizamento, à noite, é feita por ritmo de apresentação e cores das luzes. O sistema de balizamento poderá ser de um dispositivo chamado Racon que é um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita, portanto, a sua identificação.
substantivo feminino Pensão dada em remuneração de serviços. [Antigo] O ato de ter: dar posse e tença.
(A) Capitania dos Portos ou órgãos subordinados, com a emissão do Registro de Propriedade (RP). (B) DPC, com a emissão do Certificado de Registro de Embarcação (CRE). ... 21 - É passível de ocorrer à apreensão da embarcação quando: (A) Estiver em péssimo estado de conservação.
TENÇA -é o tipo ou qualidade do fundo. O tipo de fundo onde os ferros unham bem são fundos de “BOA TENÇA”. Melhores tenças: CASCALHO, AREIA e LAMA. Para embarcações de Esporte e Recreio, deve-se usar a âncora DANFORTH e evitar os fundeadouros de areia dura.
A regra simples para se determinar a quantidade de amarra a se largar num fundeio normal é de, no mínimo, 3 vezes a profundidade local. Quando houver risco de mau tempo ou o fundeio for muito demorado, a regra para se largar a amarra, com segurança da embarcação não sair da posição é de 5 vezes a profundidade local.
A técnica correta para fundear o seu barco começa com o barco parado sobre o local que julgue adequado para soltar o ferro. A seguir, solte o cabo, engate a ré e lentamente deixe o cabo ou corrente sair do seu paiol. É necessário saber a relação cabo/profundidade para o fundeio, pois ela afeta a posição final do barco.
(E)Ordenar o desembarque de qualquer pessoa. 19 - É passível de ocorrer interrupção de singradura (viagem) quando: (A)Trafegar em canais balizados.
37 - O que o proprietário deve fazer, com relação a equipamentos de salvatagem importados, para utilizá-lo a bordo? (A) Deve informar a Autoridade Naval, seu uso. (B) Deverá enviar os manuais para a Capitania dos Portos. (C) Deverá homologá-lo na DPC.
Casco (“Hull”) – é uma espécie de vaso que serve de base à embarcação. Costado (“Side”) – É a parte externa do casco, aproximadamente vertical, acima da linha de flutuação. Calado (“Draft”) – é a distância vertical compreendida entre o fundo da embarcação e a superfície da água onde flutua a embarcação.
6) Um cabo flutuante com alça de mão deve ser amarrado na bóia circular, para facilitar o resgate de alguém, que caiu na água. 7) No caso de abandono da embarcação, por causa de incêndio incontrolável, deve-se pular, quando houver óleo na superfície d'agua, contra a correnteza.
Termo de Responsabilidade – É o documento formal necessário à inscrição da embarcação, através do qual o proprietário assume o compromisso legal de cumprir todas as normas de segurança previstas. (Capítulo III – item 0341).
ao Comandante o fato. nadando por baixo d'água. Qual o equipamento de salvatagem armazenado em um casulo fechado e que destina-se a salvamento coletivo? bote inflável.
As partes que compõem o leme são (de cima para baixo): cana (manopla de comando) cachola (onde se fixa os sistema de governo, cana, etc.) madre.
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.
Popa - a traseira do navio — também conhecido emsenso de direção como sendo avante.