EQST

O Que Automedicaço Redaço?

O que é automedicação redação?

A automedicação é todo tipo de ingestão de remédios realizada por indivíduos leigos quanto à área da saúde. No Brasil, esse problema ,em ascensão na atualidade, preocupa... A automedicação é o ato de usar medicamentos sem orientação médica. Essa ação é danosa à saúde, uma vez que pode terminar com a homeostasia...

Por que existe a automedicação?

De acordo com a definição da Anvisa, a automedicação ocorre quando há o uso de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas para algum problema de saúde em geral não diagnosticado ou clinicamente identificado.

O que é cultura da automedicação?

A automedicação acontece quando nós mesmos diagnosticamos os sintomas que sentimos e ingerimos algum medicamento por conta própria. Algumas vezes, isso acontece por indicação de algum amigo ou parente. No Brasil, a automedicação é cultural, devido, entre outros motivos, à dificuldade de acesso ao sistema de saúde.

Quando surgiu a automedicação?

Um costume cultural que ganhou forma com o passar do tempo. A automedicação no Brasil teve origem no período colonial, em plena colonização portuguesa. Na época, a saúde ficava nas mãos dos boticários, que prescreviam receitas sem embasamento científico para a população.

Quais são os riscos da automedicação?

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.

O que fazer para combater a automedicação?

A prática da automedicação deve ser combatida e para isso os profissionais da área de saúde devem orientar os pacientes e os seus familiares no sentido de evitar os abusos dos medicamentos, além do estímulo a fiscalização apropriada, sempre visando o bem-estar do paciente e o desenvolvimento de um tratamento correto e ...

Por que apesar de os riscos serem claros a automedicação persiste?

Apesar de serem claros os riscos, a automedicação ainda persiste graças à persuasão publicitária, que promove marcas de medicamentos com a mesma facilidade com que promove a marca de um par de chinelos.

Por que não devemos praticar automedicação?

A prática da automedicação pode promover o mascaramento de condições clínicas severas, dificultando diagnósticos e tratamentos precoce, intoxicações, insensibilidade ao medicamento, danos para a saúde com efeitos colaterais indesejados, interações medicamentosas e dependência química.

O que é automedicação Segundo a Anvisa?

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a automedicação é “a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são percebidos pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde (médico ou odontólogo).” A ...

Quantas pessoas morrem por automedicação?

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), cerca de 20 mil pessoas morrem ao ano vítimas da automedicação no Brasil.

Como surgiram os medicamentos sintéticos?

Medicamentos sintéticos - são produzidos por meio da manipulação química de substâncias em laboratório, enquanto os biológicos são produzidos a partir de células vivas, como plantas e micro-organismos. Por isso, o processo de produção dos medicamentos biológicos é muito mais complexo.

Como surgiram os primeiros medicamentos?

No século XVI, o estudo dos remédios ganhou impulso notável, com a pesquisa sistemática dos princípios ativos das plantas e dos minerais capazes de curar doenças. Com o tempo, foi implantada no mundo a indústria farmacêutica, e, com ela, novos medicamentos são criados e estudos realizados em velocidade espantosa.

Quais os riscos do uso irracional de medicamentos?

O uso irracional de medicamentos pode levar a resultados negativos em modo geral tais como: diagnostico incorreto do distúrbio, agravamento do distúrbio, terapia inadequada, risco de dependência, efeito indesejado, interações com outros medicamentos, alergias, intoxicações e outros.

O que a automedicação pode causar 5 Exemplos?

Ou seja, mesmo não precisando tomá-los, as pessoas nessa situação sentem uma vontade psicológica e física de consumir medicamentos sem necessidades reais. Além disso, o abuso de medicamentos pode gerar diversas complicações à saúde como parada respiratória, arritmias, insuficiência hepática aguda e outras.

Porque a automedicação deve ser evitada?

Além de todos os problemas causados ao corpo, o uso de medicamentos de forma indiscriminada pode dificultar o diagnóstico de uma doença. Ao ter alguns sintomas mascarados pelos remédios, as doenças acabam sendo descobertas tardiamente e já podem ter causado sérios danos, dificultando assim o tratamento.

Por que a automedicação é uma prática muito perigosa?

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.

Por que a automedicação deve ser evitada?

Além de todos os problemas causados ao corpo, o uso de medicamentos de forma indiscriminada pode dificultar o diagnóstico de uma doença. Ao ter alguns sintomas mascarados pelos remédios, as doenças acabam sendo descobertas tardiamente e já podem ter causado sérios danos, dificultando assim o tratamento.

O que leva as pessoas a se automedicar e quais são os riscos da automedicação?

A propaganda de determinados medicamentos, a dificuldade de conseguir uma consulta médica, a angústia que levam consigo, sintomas ou a possibilidade de se contrair uma doença, informações sobre medicamentos sem orientação profissional via internet ou em outros meios de comunicação, falta de regulamentação e ...

Que cuidados temos de ter ao usarmos certos medicamentos quais os perigos ou riscos da automedicação?

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada.

O que são medicamentos de acordo com a OMS é Anvisa?

"A Organização Mundial da Saúde define o medicamento como um produto farmacêutico para recuperação ou manutenção da saúde. Dessa forma, isto quer dizer que o produto na prateleira realmente é mercadoria.