O arranjo físico pode ser definido como o planejamento da organização estrutural das instalações da empresa, ou seja: o estudo do melhor posicionamento dos recursos — sejam eles equipamentos, pessoas, departamentos ou mobiliário.
O arranjo físico está relacionado ao posicionamento físico dos recursos transformadores de uma organização, ou seja: as instalações, equipamentos e pessoas que trabalham na empresa.
Vale destacar que o tipo de arranjo físico adotado pode impactar significativamente nos custos da operação produtiva, causando muitos prejuízos quando é ineficiente e favorecendo a produtividade quando foi bem aplicado.
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.
2) São objetivos do estudo do arranjo físico (layout), EXCETO: a) facilitar o fluxo de trabalho.
São considerados tipos básicos de arranjo físico, exceto:
Como mencionado, existem quatro tipos de layout mais comuns, podendo haver combinações entre eles de acordo com as necessidades da empresa.
O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores.
No arranjo físico por produto, também conhecido como arranjo por linha, as estações de trabalho são agrupadas de acordo com o produto a ser produzido, ou seja, as estações estão dispostas de acordo com a sequência de montagem pré-definida.
1 – Os arranjos físicos afetam a capacidade de instalação e a produtividade, gerando ganhos positivos através da racionalização no fluxo de entidades, pessoas e informações. 2 – As mudanças no layout da produção podem significar lucratividade, pois acarreta em redução do tempo de processamento.
Resposta. Resposta: Um arranjo pode ser chamado de máquina quando seus postos de trabalho são colocados de forma linear, ou seja, em forma de linha de montagem. ... Ou seja, a função útil que uma máquina vai desempenhar dependerá de suas especificações.
Você sabe o que é um Layout? É um estudo em planta baixa que pode ser feito por um arquiteto para ambientar um determinado espaço. Ele serve para simular em planta possibilidades de localização e medidas de mobiliários previamente, para que possamos estabelecer e comprar móveis e equipamentos.