Almofariz com pistilo: equipamento usado para maceração de substâncias sólidas. ... Empregado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias.
substantivo masculino Vaso de metal, ou de pedra, em que se trituram medicamentos ou alimentos; gral, pilão.
É uma espécie de pilão ou almofariz. O gral foi muito utilizado pelo povo de Israel para pisar o maná depois de recolhido.
Uma argola metálica é uma peça de forma anelar, com um braço para fixação a um suporte universal, utilizada no laboratório como suporte de funis e de ampolas de decantação.
Cápsula: utilizado na evaporação de líquidos. Pode ser aquecido diretamente na chama. Almofariz e pistilo: utilizado para trituração e pulverização de sólidos. Pode também ser constituído de ágata.
Uma pipeta, ou conta-gotas químico, é um pequeno tubo de vidro ou plástico usado para transferir quantidades passíveis à medição de um recipiente a outro. ...
As pipetas volumétricas são também conhecidas como pipetas de bulbo ou pipetas de transferência. São vidrarias graduadas em milímetros utilizadas para transferir volumes conhecidos de líquidos.
A proveta é um instrumento quase cilíndrico de medida para líquidos. Possui uma escala de volumes razoavelmente rigorosa porem não é considerada uma ferramenta total rigorosa. Pode ser fabricada em vidro ou plástico, com volumes que normalmente variam entre 1 e 2000 mililitros.
A pipeta automática facilitaria o trabalho e preveniria a contaminação dos inspetores, pois dispensava a sucção do líquido com a boca. Atualmente as pipetas automáticas são amplamente utilizadas, principalmente em laboratórios de Biologia Molecular, Microbiologia e Bioquímica.
Jamais pipete com a boca – utilize sempre um dispositivo para auxiliá-lo. Utilize pipetas limpas e secas. Utilize pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. O fluxo do líquido deve ser contínuo (tanto na aspiração, quanto na dispensação).
Padronize a pipetagem: Aperte o botão até o primeiro estágio, mergulhe a ponteira no líquido e aspire-o, soltando o botão. Remova a pipeta do líquido e aperte o botão até o segundo estágio, garantindo a dispensação total do conteúdo. Padronizar resulta em precisão e exatidão melhores.
Tipos de pipetas
A pipeta volumétrica é a mais precisa, pois possui volume fixo.
Existem diversos tipos de vidrarias para laboratório, e algumas apresentam mais precisão que as outras. A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.
Quanto às vidrarias utilizadas para medir volumes, podemos utilizar a proveta, a bureta ou as pipetas graduadas e volumétricas. Dentre essas, as pipetas volumétricas são as que conseguem maior precisão na medição, embora o volume seja fixo. Portanto, a vidraria de medida de volume mais precisa é a pipeta volumétrica.
Volumétrica - É utilizada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. ... Pipeta graduada - Possui grande precisão em sua medição, e é a mais comum em laboratórios.
A volumétrica apresenta apenas uma marcação de volume (1 mL, 2 mL...), por isso apresenta maior precisão em comparação à graduada, que apresenta várias indicações de volume. No preparo de soluções, é preferível a utilização de vidrarias volumétricas, com o intuito de se evitar erros no preparo delas.
A pipeta volumétrica é um instrumento para transferir líquidos com precisão. Por isso deve-se usá-la quando for necessário transferir volumes exatos de líquidos ou soluções em um procedimento. e a pipeta graduada Quando for necessario.
2. O valor medido na pipeta foi próximo ao esperado? Quais os valores imediatamente acima e imediatamente abaixo do valor medido na escala graduada da pipeta? R: Sim, sendo os valores 6,4ml e 6,6ml 3.
Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nível da superfície do líquido para assim evitar um erro devido à paralaxe (ver figura 3). Paralaxe é um fenômeno que ocorre através da observação errada do valor da escala analógica do instrumento, devido ao ângulo de visão.
Escolha da pipeta “Uma boa pipeta deve ser precisa, exata e de fácil manuseio – não deve apresentar resistência ao abaixar ou levantar o pistão ou ao dispensar a ponteira.
Existem 2 tipos: • Pipeta graduada de escoamento parcial: calibrada entre duas marcas, apresenta no topo duas linhas coloridas; • Pipeta graduada de escoamento total (sorológica), graduada até a extremidade inferior, apresenta no topo uma linha colorida.
Existem as micropipetas monocanal que utilizam uma ponteira de cada vez e micropipetas multicanal que são usadas para trabalhar em microplacas ou tiras de microtubos, com várias ponteiras (em geral de 8 a 12) de cada vez.
A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.
As vidrarias volumétricas podem se classificar em dois tipos: TC (to-contain), utilizada para contenção de liquido, em que se encontram, por exemplo, provetas e balões volumétricos; e vidrarias TD (to-deliver) utilizada como transporte de líquido, incluindo, por exemplo, pipetas graduadas e volumétricas, e buretas [2].