Os adjetivos simples apresentam uma estrutura formada por um único radical (componente básico da palavra). O adjetivo simples "rico", por exemplo, é formado por um único radical (ric).
Para os conteúdos trazidos até a 8ª etapa, sugiro o agendamento de uma ou duas aulas on-line síncronas, através da plataforma Jitsi Meet, organizando os conteúdos em slides e compartilhando-os com os alunos através do recurso do compartilhamento de tela do seu computador, disponível na plataforma sugerida. Estimule a participação dos alunos pelo chat da plataforma, em uma aula expositiva dialogada. Caso a aula síncrona não seja possível, sugiro a gravação de um vídeo com a narração dos slides através do Powerpoint.
Além de aprender sobre o que são Adjetivos, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.
Para começar, trataremos da função e dos tipos de adjetivos. Em seguida, abordaremos as variações de gênero, número e grau, bem como os possíveis usos dos adjetivos interagindo com outras classes gramaticais. Para finalizar, veremos alguns exercícios de vestibular sobre o tema.
Confira o artigo completo sobre o que são Classes Gramaticais.
● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.
Alguns adjetivos também exercem a função de substantivo. Existem palavras que originalmente são substantivos mas que podem ser utilizados para caracterizar um elemento. Quando isso acontece, essa palavra não irá flexionar em número.
Todos esses adjetivos listados acima (frio/fria, rápido/rápida) são chamados biformes, já que variam conforme o gênero. O mesmo se pode dizer dos adjetivos português/portuguesa, glutão/glutona, brasileiro/brasileira e conquistador/conquistadora.
a) Os adjetivos podem variar em grau, sendo que a flexão representa a intensidade do adjetivo, podendo o grau ser comparativo ou superlativo.
● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.
● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.
Aprenda tudo sobre quais são os pronomes
Para entender ainda mais a matéria, faça os exercícios sobre Adjetivos!
Aprenda também quais são os substantivos.
Produção e revisão de textos: estratégias de escrita para o 1º ano do ensino fundamental
Os adjetivos podem ser flexionados em singular ou plural. Os adjetivos simples se flexionam de acordo com as normas determinadas para a flexão dos substantivos.
Disponível em: JB. Acesso em: 27. 09.15
Os adjetivos apresentam alguns tipos de flexões: gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).
O adjetivo primitivo é aquele que não se origina de outra palavra, são a base para a formação dos derivados. O adjetivo derivado é aquele que origina de outra já existente.
Aprenda também quais são as funções da linguagem.
O adjetivo composto é o adjetivo que possui mais de um radical, ou seja, são formados por dois elementos que, geralmente, estão separados por hífen.
b) Existem também os adjetivos que são uniformes em relação ao gênero, ou seja, não variam de acordo com o substantivo que acompanham. Por exemplo, podemos dizer “Ela é uma menina inteligente” e “Ele é um menino inteligente”.
O grau superlativo indica intensificação da característica atribuída ao substantivo. Essa intensificação pode se dar de forma relativa ou absoluta.
A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 620 km², 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região sudeste abriga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Existem muitas diferenças entre os estados brasileiros.
Geografia do Brasil A região Sudeste é conhecida por sua força econômica e suas grandes cidades. Nela estão localizadas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, algumas das principais cidades brasileiras e importantíssimas para a economia nacional.
Resposta. O principal elemento que distingue a região Sudeste das demais regiões do Brasil é o aspecto econômico.
Resposta. Resposta: A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico. O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira.
O Sudeste também é a Região mais povoada, pois sua densidade demográfica (população relativa) é a maior do Brasil, com cerca de 87 habitantes por quilômetro quadrado . Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O relevo é composto por planaltos, planícies e depressões.
No ranking dos estados, os três mais populosos estão na região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos estão na região Norte. O maior deles é São Paulo, com 45,9 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população do país. Roraima é o estado menos populoso, com 605,8 mil habitantes (0,3% da população total).