Ele é o dispositivo que mantém o eletrodoméstico na temperatura ideal. Quando a peça queima, o aparelho para de funcionar ou não desliga, causando o congelamento dos alimentos. Vale ressaltar que é importante comprar o termostato certo para a o modelo do seu equipamento.
Termostato com defeito O termostato é a peça responsável por regular a temperatura do refrigerador. Em muitas situações, se a geladeira parou de gelar ou simplesmente não liga, o vilão provavelmente é o termostato e não o motor — o que pode ser um grande alívio para o seu bolso.
Qual é a vida útil de uma geladeira? Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia. Mas nem sempre é aconselhável confiar nas estatísticas: quanto mais bem cuidadas, mais tempo as geladeiras vão durar.
Avalie se o custo do conserto é até 50% do valor de um equipamento novo, se for assim, vale a pena consertar. Caso contrário, compensa mais comprar um produto novo. Procure saber se é viável consertar o aparelho, pois alguns eletrodomésticos costumam dar outros problemas após o conserto.
Isso acontece porque em um refrigerador submetido à baixa tensão (que também pode ser comum após o reestabelecimento da energia) faz com que o motor não tenha força para dar a partida e sofra aquecimento em sua fiação, até que o protetor térmico se abra. Em longo prazo, esses ciclos constantes podem danificar o motor.
A causa mais provável do superaquecimento de um compressor é uma ventilação imprópria ou um espaço de ventilação insuficiente. Compressores precisam dissipar o calor gerado. Os frigoríficos possuem uma barra que garante um espaço entre o compressor e a parede.
Mesmo pequenas quantidades de água podem tornar o aparelho inseguro de funcionar. O aparelho pode quebrar se for ligado antes de o problema ser corrigido. Por exemplo: Motores elétricos podem precisar ser substituídos ou recondicionados.
É possível a geladeira ligar e desligar sozinha devido a existência de um sensor de temperatura que detecta a temperatura ideal interna de funcionamento da geladeira.
Após ser transportada Novamente, não existe nenhuma regra sobre quanto tempo é o ideal, mas recomendamos que você aguarde por, pelo menos, 6 horas, antes de ligar na tomada.
O compressor recebe a alimentação elétrica através do termostato. Com isso retira calor até alcançar a temperatura em que o gás do diafragma (bulbo) do termostato se contraia e abra o circuito. O compressor é desligado e o calor para de ser retirado.
Gire o botão para cima para diminuir a temperatura da geladeira. De modo geral, quanto maior é o número, mais baixa é a temperatura. Se a sua geladeira traz os números de 1 a 5, gire a peça até 5 se você quiser resfriar mais ou até 1 se quiser esquentar.
Coloque os sensores do multímetro em cada lado da tomada do termostato. Pegue os sensores vermelho e preto na extremidade do multímetro e coloque-os nos terminais plásticos da tomada do termostato. Toque nos sensores para que o metal redondo entre em contato com a tomada de plástico branca para fazer a leitura em ohm.
Meça os ohms do termostato.
Você pode fazer um ajuste fino da temperatura do refrigerador e do freezer utilizando o Controle de Circulação de Ar, que está localizado dentro do compartimento do freezer. Mantenha o botão na posição Normal. Esta é a condição normal de uso.
Você pode fazer o teste de seu termostato através um multímetro. Caso o termostato tenha a posição "Desligado", coloque nela e verifique a continuidade. Enquanto estiver nessa posição, o multímetro não deverá registrar nenhuma corrente de energia. Ao ligar o termostato, deve-se observar continuidade de corrente.
Termostato projetado especialmente para controlar a temperatura em freezers, interompendo a operação do produto em função da temperatura.
Como os termostatos funcionam? Como apresentado, a função do termostato é controlar a temperatura para que ela atenda a certos limites pré-estabelecidos. ... Com relação ao elemento sensor, esse componente combina as variações de temperatura com as alterações de pressão, acionando os mecanismos corretores.