O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo. Os alimentos ali produzidos eram integralmente repassados ao dono das terras e o servo tinha a obrigação de dedicar entre três a quatro dias da semana ao cultivo destes terrenos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Manso servil – Área destinada ao usufruto dos servos. Parte do que era produzido ali era entregue como pagamento ao senhor feudal; Terras comunais – Era a parte do feudo usada em comum pelos servos e pelos senhores.
Manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal,lá era onde se estabeleciam o castelo do senhor feudal,moinhos,o forno e a forja.
Feudo: moradia da realeza e seus servos, junto à alguns cargos da Igreja. Senhorio: dono da propriedade feudal; aquele que possuí a posse do local.
Resposta. Carlos, A alternativa correta é c) Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a domesticação de animais.. Essa foi a revolução neolítica, caracterizada pela invenção da agricultura e da pecuária, que marca o início do neolítico.
4. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal? A - A base era a agricultura e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema de trocas. ... D - A terra tinha pouco valor, pois o comércio era a base da economia feudal.