EQST

O Que A Tripla Carga De Doenças?

O que é a tripla carga de doenças?

Essa complexa situação tem sido definida, recentemente, como tripla carga de doenças porque envolve, ao mesmo tempo: uma agenda não concluída de infecções, desnutrição e problemas de saúde reprodutiva; o desafio das doenças crônicas e de seus fatores de riscos, como o tabagismo, o sobrepeso e a obesidade, a inatividade ...

Pode-se afirmar que a transição demográfica se caracteriza por?

Pode-se afirmar que a Transição Demográfica se caracterizada por: ( ) Pirâmides etárias que sofreram modificação no padrão triangular ao longo dos anos. ( ) Envelhecimento populacional e aumento da mortalidade por doenças crônico-degenerativas.

O que é sistema de atenção à saúde Qual o conceito de sistema fragmentado?

Conceitualmente, os sistemas fragmentados de atenção à saúde são aqueles que se organizam através de um conjunto de pontos de atenção à saúde isolados e incomunicados uns dos outros e que, por consequência, são incapazes de prestar uma atenção contínua à população.

Como o autor define os sistemas fragmentados de atenção à saúde?

Os sistemas fragmentados de atenção à saúde, fortemente hegemônicos, são aqueles que se (des) organizam através de um conjunto de pontos de atenção à saúde isolados uns dos outros, incomunicados entre eles e que, por consequência, são incapazes de prestar uma atenção contínua à população.

O que são condições agudas de saúde?

As condições agudas são aquelas condições de saúde de curso curto, que se manifestam de forma pouco previsível e que podem ser controladas de modo reativo e episódico, mas integrado, e exigindo um tempo de resposta oportuno do sistema de atenção à saúde.

O que significa condições de saúde?

As condições de saúde podem ser definidas como as circunstâncias na saúde das pessoas que se apresentam de forma mais ou menos persistentes e que exigem respostas sociais reativas ou proativas, episódicas ou contínuas e fragmentadas ou integradas, dos sistemas de atenção à saúde, dos profissionais de saúde e daspessoas ...

Qual a diferença entre doença aguda e crônica?

226) afirmam que "doença aguda" produz sintomas e sinais pouco depois da exposição à causa, de curso rápido, a partir da qual há normalmente total recuperação ou um fim abrupto em morte; com referência à "doença crônica", esta produz sintomas e sinais num período variável de tempo, de curso prolongado, havendo apenas ...

O que é uma doença febril aguda?

Na prática clínica é comum se referir a uma Doença Febril Aguda (DFA) sem etiologia inicialmente óbvia como “doença viral inespecífica”. Nas cidades endêmicas para Febre do Dengue (FD), este diagnóstico é superestimado diante de qualquer apresentação febril e outras possibilidades são consequentemente ignoradas.

Quais são as doenças crônicas que existem?

As doenças crônicas não transmissíveis que mais se desenvolvem no mundo são:

  • Asma;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite crônica, enfisema pulmonar);
  • Doenças cardiovasculares (hipertensão, insuficiência cardíaca, AVC, doença vascular periférica, entre outras)
  • Diabetes;
  • Câncer.
  • Doenças renais crônicas;