A ética de Nietzsche obedece ao impulso vital, porque o Homem, como ser da natureza, luta pela sobrevivência, combate para crescer, torna-se predominante, não a partir de qualquer moralidade ou imoralidade, mas porque é um ser vivo e porque a vida é simplesmente vontade de poder.
A política se separa da ética porque o objetivo do príncipe não é ser ético, mais sim se perpetuar no poder. -Segundo o princípio ético de Maquiavel, como fica a ação de colar na prova? Caso o objetivo de fazer a prova seja tirar nota, a ação de colar será a mais óbvia, por isso, ética.
Ética busca determinar o que deve ser feito por indivíduos, enquanto a Política visa à determinação do que o governo de um Estado ou uma sociedade política deve fazer e como deve se constituir, - incluindo, sob a última, todas as questões quanto ao controle sobre o governo que deveriam ser exercidas pelos governados.
A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.
Alguns se esforçaram em mostrar que ele não fez mais do que descrever o funcionamento dos Estados reais, outros deixaram claro que ele separou a Política da Ética, mas, de uma forma generalizada, há que se concordar que o grande feito de Maquiavel foi propugnar pelo abandono dos parâmetros morais do universo político, ...
Seu pensamento político orientou-se pelos fatos que vivenciou e em suas interpretações com base em circunstâncias históricas, afastando-se, assim, de abstrações ou idealizações. Nicolau Maquiavel é entendido como o inaugurador da vertente realista em política.
Em sua obra O Príncipe, defendeu a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo. ... Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas.
A obra “O Príncipe”, escrita por Maquiavel em 1513, e publicada postumamente em 1532, se transformou em sua obra-prima. ... Para Maquiavel, o importante era realizar o desejo projetado, mesmo sob qualquer forma de governo – monarquia ou república, e por qualquer meio, inclusive a violência.
As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). -A conduta do príncipe ( governante) deve ser de acordo com a situação.
Na verdade, o que ensina Maquiavel, é que um governo é sempre determinado pela realidade dos fatos. A ação política do príncipe deve basear-se na imposição dessa verdade.
Resposta. Resposta: Deter grande poder político(centralização de poderes),ou seja,um Estado forte com um bom governante,mas não Absolutista.
Maquiavel define a política como a forma de ordenamento social, categoricamente ligado às ideologias monárquicas. Suas principais características eram a absoluta legalização das ações de controle das entidades centralizadas nas mãos de poderio do rei, como descrito previamente em diversos trabalhos anteriores.
O realismo político, a abordagem teórica mais tradicional da Ciência Política e, posteriormente, das Relações Internacionais, articula-se em torno de dois conceitos-chave — o poder e o conflito — e identifica a natureza humana como egoísta, predatória e propensa à conquista.
Resposta: O realismo político é uma teoria de filosofia política que tenta explicar, modelar e prescrever as relações políticas. Parte do pressuposto que o poder é (ou deve ser) o fim primeiro da acção política, seja na arena doméstica seja na arena internacional.
A Virtù, como visto, é uma figura utilizada para representar a liberdade, o livre-arbítrio do governante em relação à imprevisibilidade e determinabilidade da história. ... Já a Fortuna representa uma deusa grega, uma mulher que, segundo Maquiavel, escolhe entre os mais viris, como maior Virtù, aquele que vai conquistá-la.
Para Maquiavel, metade de nossas ações é governada pela fortuna, metade pela virtù. A fortuna é fácil de entender: é o acaso, a sorte, favorável ou desfavorável.
Significado de Fortuna substantivo feminino Grande quantia ou muito dinheiro: o time pagou uma fortuna pelo jogador. ... Boa sorte; em que há ventura, júbilo, abundância: tive a fortuna de estar no evento. Adversidade; má sorte; em que há desgraça: nunca se reergueu daquela fortuna.
Resposta. O conceito de virtú elaborado por Maquiavel era diferente do conceito de virtude cristã, mais baseado na bondade e em outras qualidades, pois envolvia uma capacidade de usar uma situação em favor próprio.
Em sua obra, Maquiavel descreve quais as qualidades que um príncipe deve possuir e como deve usá-las. O príncipe deve ser ponderado, humanitário, prudente, agir de forma equilibrada.
Virtù é a energia ou ação humana que está em oposição à fortuna. Embora o uso da palavra por Maquiavel não exclua a ideia de bondade ou comportamento virtuoso, também não o inclui necessariamente. ... Maquiavel às vezes parece dizer que virtù poderia derrotar Fortuna se fosse aplicada corretamente.
Isto é, um príncipe que agir sempre da mesma maneira e de acordo com os mesmos princípios em todas as circunstâncias fracassará e não terá Virtù alguma. Para ser senhor da sorte ou das circunstâncias, deve mudar com elas e, como elas, ser volúvel e inconstante, pois somente assim saberá agarrá-las e vencê-las.