EQST

O Que A Poltica Nacional De Educaço Popular Em Sade?

O que é a Política Nacional de Educação Popular em saúde?

A Pnep-SUS tem como objetivo fundamental implementar a educação popular em saúde no âmbi- to do SUS, contribuindo para a participação popular, a gestão participativa, o controle social, o cuida- do, a formação e as práticas educativas em saúde.

O que é a Educação Popular em saúde?

A educação popular em saúde busca não apenas a construção de uma consciência sanitária capaz de reverter o quadro de saúde da população, mas a intensificação da participação popular radicalizando a perspectiva democratizante das políticas públicas.

Qual o objetivo geral da Política Nacional de Educação Popular em saúde Pneps?

Art. 5º A PNEPS-SUS tem como objetivo geral implementar a Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS, contribuindo com a participação popular, com a gestão participativa, com o controle social, o cuidado, a formação e as práticas educativas em saúde.

Quais são os princípios da Educação Popular?

A Educação Popular caracteriza-se por uma forma de educar horizontal, dialógica, que res- peita os saberes dos educandos e tem como princípios a ética, a solidariedade e a transformação social.

Quais são os 4 eixos temáticos da Educação Popular em saúde?

A Educação Popular em Saúde propõe ações em quatro eixos estratégicos:
  • Participação, controle social e gestão participativa;
  • Formação, comunicação e produção de conhecimento;
  • Cuidado em saúde;
  • Intersetorialidade e diálogos multiculturais.

Qual o papel da Educação Popular?

A Educação Popular visa a formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para afirmação do sujeito. É uma estratégia de construção da participação popular para o redirecionamento da vida social objetivado trabalhar as necessidades populares.

Como e porque surgiu a Educação Popular em saúde?

“A base da transformação da Educação Popular em Saúde em política pública foi a necessidade de os movimentos populares se sentirem protagonistas no campo da saúde, não somente nos momentos de luta para consolidação e ampliação dos direitos assegurados, mas na própria formação de um sistema que possa contar com ...

Quais os princípios de uma concepção de educação de jovens e adultos na perspectiva da Educação Popular?

O educando tem conhecimentos que não podem ser esquecidos no ato de aprender; O conhecimento forma-se na relação com a realidade; Conhece-se o desconhecido a partir do já conhecido; O já conhecido do adulto está centrado na sua própria realidade; Não há educação sem conteúdos, o ato de conhecer não se dá no vazio; O ...

O que é Educação Popular e quais seus fundamentos?

A Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo. ... Sua principal característica é utilizar o saber da comunidade como matéria prima para o ensino.

Qual é a importância da Educação Popular para a saúde?

É uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

Como a Educação Popular pode influenciar na formação dos profissionais de saúde?

“A Educação Popular em Saúde não se limita necessariamente às ações com o 'popular'. Ela guarda a possibilidade de influenciar a formação de profissionais de saúde e, portanto, tem que ser debatida nos espaços acadêmicos, nas universidades e servir de referência para a produção de conhecimentos”, opina.

Qual a contribuição da educação popular para a EJA?

Educação Popular na EJA: Atividade Cultural e Desenvolvimento na construção humana. O presente trabalho visa identificar concepções e conhecimentos prévios obtidos pelos educandos ao longo de sua vida, contudo busca aprimorar os conceitos de sociedade para que possam relacionar conhecimentos prévios com o cientifico.

Como definir a educação de jovens e adultos?

A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. ... Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo.