As linhas da Umbanda são dentro da doutrina daquela religião, sete diferentes tipos de irradiações dos orixás, cada uma delas atuando num padrão vibratório que estimula e dá sustentação aos seres viventes. Assim, as linhas da Umbanda são sete partições da energia divina.
Já a guia de Sete Linhas, é aquela que tem sete cores, ou seja, representa os sete Orixás da Umbanda. É utilizada também para proteção, pois significa que o médium está sob a proteção das Sete Linhas da Umbanda.
Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã. Todo ser humano nasce sob a influência de um Orixá, e em sua vida terá as vibrações e a proteção dele.
As Linhas de Trabalho, na Umbanda, são, de acordo com a doutrina daquela religião, tipos de espíritos que se manifestam nos terreiros. Não devem ser confundidos com as Sete Linhas de Orixás da Umbanda.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre as sete Linhas da Umbanda!
Ramificações
A Umbanda Branca – também chamada de Umbanda Pura – possui algumas características que as diferenciam das demais linhas, como: A ausência de atabaque (instrumento de percussão): a Umbanda branca é mais silenciosa e não faz uso dos sons africanos em seus rituais.
Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.
O sentido de “antigo instrumento de percussão de origem africana”, espécie de reco-reco, é o primeiro que o Houaiss apresenta no verbete macumba. A riqueza semântica da palavra estaria ligada ao fato de ser tal instrumento “outrora usado em terreiros de cultos afro-brasileiros”.
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.
Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. ... Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.
São Jerônimo