Minas Gerais representa riqueza cultural, tanto na culinária, quanto nas paisagens. Minas Gerais é um estado brasileiro muito apreciado principalmente pela culinária, com pratos renomados como o feijão tropeiro, consumido em diversos lugares do país. É o estado que mais possui municípios no Brasil, são 853 cidades.
Mineiros têm a fama de ser 'come quieto', prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses.
Características que definiram a personalidade do povo de Minas refletem diversidade e o poder de mesclar do conservador ao rebelde. Tradicional e revolucionário, conservador e rebelde, hospitaleiro e desconfiado. ... Ele entende que essa identidade é o que se fala do mineiro, o que muda constantemente.
Dizem que o mineiro é velhaco, esperto, desconfiado, mas, na realidade, esses adjetivos são dados pelos que entram em uma negociação com os mineiros querendo apenas ganhar, pois, na verdade, os mineiros também são conhecidos como hospitaleiros, hábeis negociadores e políticos.
Com a exploração dessas pedras preciosas minas gerais prosperou muito e surgiram diversos vilarejos e depois cidades. Nos dias de hoje uma parte da população vive do turismo nas cidades históricas. Nas cidades grandes como Belo horizonte há muitas indústrias e também agropecuária.
Principais manifestações folclóricas de Minas Gerais:
A cultura mineira tem uma rica tradição musical. A começar pelo XVIII com a obra barroca de Lobo de Mesquita, um dos maiores compositores brasileiro, especialmente, no campo da música sacra. A partir do século XIX, surgem as bandas de música que se tornaram um dos marcos de identidade cultural do Estado.
Atualmente, a maior parte da população mineira é descendente de colonos portugueses originários do Norte de Portugal (particularmente do Minho) e de escravos africanos, sobretudo sudaneses e bantos, vindos sobretudo durante a época da mineração, no século XVIII.
Buenópolis, Diamantina e Joaquim Felício – Os grupos de primeiros habitantes de Minas, por volta de 11 mil anos atrás, eram geralmente familiares, com cerca de uma dúzia de indivíduos. Perambulavam à procura de caça, pesca e coleta de alimentos, geralmente cocos, raízes, frutas e outros vegetais.
O desbravamento na região que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais.
Prefeito
Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior riqueza cultural, principalmente em relação a história do país. As cidades praticamente contam a história do Brasil por meio de suas construções antigas, ruas em pedras e cenários de grandes acontecimentos históricos.
Já os 48 municípios com mais de 500 mil habitantes concentram quase 1/3 da população (31,7%, ou 66,5 milhões de pessoas). Em Minas Gerais, três municípios fazem parte desse grupo: Uberlândia (691.
Há nada menos que 853 municípios em Minas Gerais.
Serra da Saudade
Veja mais abaixo o ranking das 10 cidades mineiras com maior população.