As complicações possíveis geradas pelo cálculo renal são infecção urinária, pois pedras nos rins podem levar ao acúmulo de bactérias no local. Existe também a possibilidade de lesão renal.
Define-se como cálculo renal quando o mesmo está localizado na pelve renal ou em um grupo calicial. Quando o cálculo está presente na pelve renal e também em dois ou mais grupos caliciais é chamado de cálculo coraliforme.
Cálculo renal e urolitíase são os termos médicos usados para designar as pedras nos rins. Os rins têm como função equilibrar o volume de água no organismo e filtrar algumas das impurezas que circulam na corrente sanguínea, produzindo a urina.
Os cálculos renais, ou pedras nos rins como são conhecidos, se formam quando a urina apresenta quantidades maiores de algumas substâncias como cálcio, ácido úrico e oxalato, que se agrupam e formam cristais que se transformam em pedras.
Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.
O excesso de sódio é um dos maiores vilões dos rins, que é encontrado em alimentos salgados, frituras e, principalmente, em alimentos industrializados, enlatados....Alimentos que podem causar cálculos renais
Esta anormalidade pode ser corrigida quando identificada pelo urologista. O que fazer para expelir uma pedra no rim? Dieta balanceada, ingestão abundante de água e pouco sal na alimentação são as medidas mais eficientes para evitar as pedras.
No entanto, para aliviar os sintomas, enquanto ainda não há um diagnóstico conclusivo, o médico pode recomendar remédios de farmácia, como por exemplo:
O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.
5 remédios caseiros para pedra nos rins
Sintomas. O sinal mais comum dos cálculos urinários é uma forte dor em um dos lados da região lombar. Semelhante a cólicas, a dor costuma ter um início repentino e vai se espalhando para o abdômen anterior. O excesso de dor causa grande desconforto, náuseas e vômitos.