Monte Sinai
Nem a criação nem o Sinai têm algo a ver com aliança, na perspec- tiva sacerdotal. Há apenas duas alianças em P: a de Noé (Gn 9, 8-17) e a de Abraão (Gn 17, 1-14). A primeira tem o arco-íris como sinal; a segunda expressar-se-á na circuncisão, que distinguirá Abraão e os seus descendentes.
Aliança. O coração do Êxodo é a Aliança de Moisés. Uma aliança é um documento legal que obriga ambas as partes a certos deveres recíprocos e há vários exemplos na Bíblia.
As instruções no Levítico enfatizam práticas rituais, legais e morais ao invés de crenças. ... O livro ensina que a realização fiel dos rituais no santuário tem o poder de tornar isto possível se o povo se mantiver longe do pecado e das impurezas sempre que possível.
Vara de Aarão foi a vara usada por Aarão para executar sinais prodigiosos diante de Faraó e que serviu como sinal de escolha para o sacerdócio por Deus quando da rebelião de Corá (Números xvii. 8).
Foi colocado dentro da Arca as Tábuas com os Dez Mandamentos escritos por Deus, um pote com Maná e o Cajado de Arão que floresceu. A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao redor.
Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimom; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança. Ele teve oito filhos, e vários netos. ... Obede Edom se tornou guarda do Templo [I Crônicas 15:21; 16:38].