Fez-se ou se fez? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
1 insta, é urgente, é premente, é imperioso, deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.
Faz-se dicionário?
Levar alguém a perceber ou sentir algo (ex.: fazer-se compreender, fazer-se ouvir).
Que se faz necessário sinônimo?
1 insta, é urgente, é premente, é imperioso, deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.
Quando usar presente ou presentes?
Exemplo: "Fumar faz mal à saúde". Já o infinitivo pessoal ocorre quando se atribui um agente ao processo verbal. E é esse o caso da segunda frase ("Convidamos os presentes a aplaudirem"), em que há sujeitos ou agentes para "aplaudirem": os presentes. A forma verbal flexionada é, portanto, obrigatória.
É sobre se fazer presente?
Se fazer presente é demonstração de amor, de amizade, companheirismo, sintonia. O tempo não colabora, mas também não pode ser responsabilizado. Presença se demonstra de muitas maneiras. Em tempos de tecnologias múltiplas, as ausências ficam cada vez mais notórias.
Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.
Faz-se frete está certo?
Prostituir-se. Programa com prostituta. Deve-se ao fato do frete ser uma coisa combinada, temporária e com tempo definido.
Faz-se A ou Far-se-á?
Variação de "far-se-á", deverá ser feito. Exemplo de uso da palavra Fazer-se-á: Fazer-se-á uma nova eleição.
Como escrever o nome necessário?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a forma correta de escrever: necessário ou necessária. Em uma frase, quando o sujeito não vier precedido de um artigo ou pronome feminino, usa-se o “necessário” (no masculino).