Eletroímãs são usados em diversos aparelhos, como motores, faróis de carro, campainhas e discos-rígidos. Nos alto-falantes, são usados dois ímãs: um permanente e um eletroímã, que é ligado e desligado na frequência adequada, indo para a frente e para trás, como um pistão, fazendo o cone vibrar e produzir o som.
Ele é constituído por um material ferromagnético envolvido por um fio condutor. Quando se estabelece uma corrente elétrica nesse condutor, um campo magnético é gerado e o material ferromagnético passa a ter as propriedades de um imã.
Para que a força magnética seja produzida é preciso lançar a carga na direção de uma determinada área onde há o campo magnético, e imprimir uma velocidade nessa carga. No sistema internacional (SI), a unidade de medida para a força magnética é o Newton (N).
Já o fenômeno da repulsão acontece quando aproximamos dois ímãs com polos magnéticos de nomes iguais, ou seja pólos magnéticos de mesmo nome se repelem.
A força da eletromagnética, ou força coulombiana, é o resultado da ação das atrações e repulsões elétricas e magnéticas de corpos distantes entre si.