A advertência é um recurso mais brando do que a suspensão ou a demissão por justa causa. Deve ser adotada quando o empregador considerar necessário informar ao trabalhador que sua conduta não está sendo apropriada e que, se nada mudar, medidas mais severas podem se fazer necessárias.
Lesões à honra e à boa fama. Palavras e gestos que exponham os colegas e a sua dignidade pessoal são considerados motivos que levam à demissão por justa causa.
A resposta é NÃO! Ao contrário do que muitos acreditam, a demissão por justa causa não é registrada na carteira de trabalho. ... A única anotação que fica na carteira de trabalho seria tão somente a data de saída, como em qualquer outra modalidade de desligamento (demissão sem justa causa e pedido de demissão).
"Fui demitida por justa causa. Isso me impede de conseguir outro emprego, mesmo com outra carteira de trabalho?" ... A primeira resposta a sua consulta é: claro que essa demissão não a impede de conseguir outro emprego, mesmo com a carteira de trabalho que consta a demissão.
Fui demitido do emprego por justa causa, tenho direito a algo? Resposta: O empregado que é demitido por justa causa só tem direito ao saldo de salários, ao 13º salário integral e férias vencidas, se houver.
Dependendo do caso, a demissão “por justa” causa pode ser revertida para “sem justa causa” e trabalhador pode receber a diferença das verbas devidas. Ser demitido de uma empresa não é algo que agrada a todos, principalmente quando o motivo é por justa causa.
Com base no artigo 482 da CLT, são os seguintes atos que constituem justa causa para a resolução do contrato de trabalho pelo empregador: