A pele da virilha é uma região extremamente sensível do corpo humano. Quando alguma dermatite ou doença a atinge, o próprio atrito constante de peças íntimas, calça jeans e demais tecidos grossos na região ajudam a deixá-la ainda mais irritada, vermelha e frágil.
Lavar frequentemente os cabelos, com shampoos anticaspa, contendo cetoconazol ou ciclopirox olamina, por exemplo, pode ser indicado principalmente para o tratamento da foliculite no couro cabeludo.
O que fazer: deve-se consultar o ginecologista, no caso de mulheres, ou o urologista, no caso de homens, para que sejam feitos exames para identificar o tipo de infecção sexualmente transmissível e o tratamento mais adequado de acordo com a causa da IST. Saiba como é feito o tratamento das IST’s.
A hérnia inguinal é uma caroço que surge na região da virilha, que pode afetar homens ou mulheres, sendo mais frequente em homens, e que acontece quando uma parte do intestino sai através de um ponto fraco dos músculos abdominais.
Dependendo da sua causa, o caroço na virilha pode ser acompanhado de outros sintomas, como aumento da temperatura local, vermelhidão e sensibilidade ao toque, formação de pus ou febre.
O que fazer: pode-se fazer uma compressa com água morna cerca de 3 vezes por dia, além de lavar bem a região com água morna e sabonete neutro. Nunca se deve espremer o furúnculo, pois isso pode piorar a inflamação e a infecção, sendo mais difícil de tratar. Em alguns casos, o médico pode recomendar a realização de drenagem do abscesso, que consiste na retirada do pus, além do uso de antibióticos para combater a infecção.
Na maioria dos casos o furúnculo na virilha desaparecem espontaneamente sem que seja necessário tratamento, no entanto, para acelerar a eliminação do furúnculo, pode-se fazer compressa com água morna no local pelo menos 3 vezes ao dia. Em alguns casos, o médico pode também indicar o uso de antibióticos para favorecer a eliminação desse abscesso na virilha.
Existem vacinas muito eficazes contra o vírus da HPV[6], entretanto, são diversas as variedades do vírus causador da doença e as vacinas não protegem contra todos, além de não serem capazes de eliminar infecções já adquiridas.[5]
O tratamento da foliculite deve ser indicado por um dermatologista e varia conforme a causa da condição e a região afetada, podendo incluir higiene adequada, pomadas, remédios, sabonetes ou cirurgias.
Outro problema possível na região são as reações alérgicas, que podem ser ao absorvente externo, sabonete íntimo, lenços umedecidos, ou, ainda, tecido da calcinha (principalmente se for sintético).
Em alguns casos, para identificar a causa da foliculite na virilha, como infecção por fungos ou bactérias, o médico pode coletar uma amostra da bolinha na pele para ser analisada em laboratório.
A hérnia femoral é um caroço que aparece na coxa, próximo a virilha, e ocorre devido ao deslocamento de parte da gordura do abdômen e intestino para a região da virilha. Esse tipo de hérnia é mais comum em mulheres idosas ou após gravidez, mas também pode ocorrer devido ao fato de estar acima do peso, ter prisão de ventre crônica ou tosse crônica, por exemplo.
A foliculite na virilha é causada por uma inflamação no folículo piloso que fica localizado na base da raiz do pêlo, e está na maioria dos casos associado à infecção pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser encontrada naturalmente nas mucosas e na pele, ou ainda pode ser causada por uma infecção por fungos.
O que fazer: o tratamento da hérnia femoral é feito por um cirurgião geral, através de cirurgia para corrigir a hérnia e evitar o risco de estrangulamento do intestino, que pode colocar a vida em risco. Entenda como é feita a cirurgia para hérnia femoral.
Além disso, em alguns casos, como forma de prevenir o surgimento da foliculite na virilha, o médico pode recomendar a depilação a laser. Confira os benefícios e como funciona a depilação a laser.
O furúnculo na virilha é um tipo de abscesso na pele caracterizado pelo acúmulo de pus no local e que envolve o folículo piloso e o tecido ao redor, causando dor, aumento da temperatura local, vermelhidão e sensibilidade ao toque, podendo ser bastante desconfortável.