O professor tem um papel fundamental para o sucesso da leitura colaborativa. A mediação deve acontecer de forma consciente e sem improviso, orientada para que se atinjam os objetivos propostos para aquela atividade. É preciso que o professor elabore uma estratégia que não visa mediar apenas a leitura da obra em foco.
Leitura colaborativa é uma atividade de leitura cuja finalidade é estudar um determinado texto em colaboração com outros leitores e com mediação do professor. ... Nesse sentido, a seleção do material escrito é de fundamental importância, pois um texto não se presta para o trabalho com qualquer conteúdo.
A leitura compartilhada ou colaborativa - aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido - tem como finalidade, segundo Kátia Bräkling, em Sobre a leitura e a formação de leitores, "ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias ...
Uma das maneiras mais eficientes de induzir a fluência da leitura nos alunos é propor a eles o exercício de ler em voz alta para que todos possam acompanhar. Em princípio, isso pode deixar a criança meio encabulada, mas com o tempo ela passará a ter mais confiança na hora de ler para sua turma.
A fluência pode ser entendida como um conjunto de habilidades que permitem uma leitura sem embaraço, sem dificuldades em relação ao texto. Envolve questões tanto ligadas à composição do texto quanto à competência do leitor, isto é, uma boa interação entre esses elementos é que pode garantir que a leitura seja fluente.
Compreensão leitora: técnicas para melhorar as habilidades de leitura dos alunos
Percebe-se ainda, que para a formação de bons leitores, o ambiente familiar é de fundamental importância, é neste que a educação se inicia, se os pais são bons leitores, proporcionarão aos filhos o gosto pela leitura e o hábito de ler, tornando o espaço em família facilitador do processo.
Melhores dicas para interpretar qualquer texto
O emissor transmite uma mensagem que é captada pelo receptor. ... Ao escrever um texto, o autor (o emissor) codifica sua mensagem que, por sua vez, já tinha sido pensada, concebida e o leitor (o receptor), ao ler um texto, decodifica a mensagem do autor, para então pensá-la, assimila-la e personaliza-la e compreendendo-a.
Para escrever um texto de resposta, você deve ler um texto, entender o ponto dele e determinar qual é a sua própria resposta a esse ponto. O texto de resposta é mais analítico do que argumentativo.
Envie uma mensagem relacionada aos interesses da pessoa. Talvez "Oi, tudo bem?" e "E aí, o que está fazendo de bom?" não sejam suficientes. Tente conquistar a atenção do destinatário falando dos interesses dele, como a vida profissional, a escola, um concerto, um tipo de música, ou uma banda de que ele seja fã.
“Como sempre estou com o celular próximo, geralmente respondo em, no máximo, 5 minutos”. “Posso demorar entre 10 segundos a 48 horas. Se alguém me cobra por uma resposta imediata, imagino que tem urgência e, portanto, deveria me ligar e não apenas mandar uma mensagem”.
Aqui estão sete etapas poderosas para que ela responda quando não envia uma mensagem de texto:
O melhor que você pode fazer sobre isso é relaxar. Dê uma folga para ele. Espere até que ele tenha tempo para responder você com calma. E isso significa você não lotar a caixa dele de mensagens de texto.
Insegurança não manda mensagem E vários motivos podem causar esta insegurança: um relacionamento recém terminado, o fato de não ter nenhum conhecido em comum, receio em começar tudo do zero ou, simplesmente, de vocês não estarem na mesma página quanto às expectativas do relacionamento, e por aí vai.
7. Algumas pessoas não respondem suas mensagens pois elas podem se esquecer de respondê-las, talvez por conflitos na memória de curto prazo, pelo simples fato de sua atenção estar concentrada em alguma tarefa prioritária, ou então, elas podem estar muito envolvidas em outra distração.