Para ensinar as cores, faça associações do tipo: vermelho com a maçã, amarelo como o sol e azul como o céu. Também é possível usar tinta e pedir para a criança pintar algo com uma cor específica, como um círculo de azul.
Para se trabalhar cores é importante que os materiais apareçam também nas mais variadas delas, para que os alunos tenham contato com a diversidade das mesmas. Porém, nessa faixa etária o principal é trabalhar com as cores primárias – vermelho, azul e amarelo.
Atividades para trabalhar a diversidade com os seus alunos
O que a creche pode ensinar?
Você precisa no mínimo de um diploma do ensino médio, mas muitas pré-escolas irão exigir também alguma formação adicional.
Atualmente os papéis de mães e professoras são definidos e distintos, porém o papel da professora de berçário vai além de cuidar, limpar e alimentar, ela interage com as crianças e promove interação entre elas, brinca, conversa e juntos adquirem conhecimentos importantes para as crianças.
Planejamento Anual: É a base do trabalho realizado no berçário ao longo do ano. Rotina: Tabela de horários bem minuciosa e o que vai acontecer em cada horário. Semanário: Identificação de cada atividade que faz parte da rotina. Relatório de Avaliação: Avaliação do aluno.
Manter objetos com significados especiais para o bebê, como a chupeta ou uma cobertinha, ajuda a garantir um sono tranquilo para os pequenos. Tapete de sensações Silvia confeccionou um grande painel de sensações afixado na parede do berçário.
Além do meio período escolar, oferecemos berçário em período intermediário, integral e estendido.
Rotina em creche oferece mais estímulo para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos. ... É importante estabelecer horário para acordar, dormir, almoçar, tomar café para que a criança se sinta segura e consiga desenvolver algumas competências socioemocionais (com organização, autonomia).
Para criar uma rotina na educação infantil, portanto, não basta preencher o dia dos alunos apenas com atividades que eles gostem de fazer ou deixá-los tomar a decisão do que farão sozinhos: os educadores devem sempre acompanhá-los para montar uma programação que envolva as crianças do início ao fim da aula.
O acolhimento na educação infantil é um dos pilares para a construção de uma relação de parceria entre família e escola, além de constituir-se como elemento fundamental na rotina do trabalho pedagógico em diferentes espaços e tempos na educação infantil. ... O acolhimento das crianças nos espaços pedagógicos.
Objetivo geral: Promover a recepção, integração e acolhida dos novos alunos ao ambiente escolar no início de mais um ano letivo. ... A escolha de quem fará a recepção na entrada da escola deverá priorizar o funcionário que conheça as crianças e saiba receber aquelas que serão novas no ambiente escolar.
O Protocolo de Acolhimento tem o objetivo de “garantir o direito à saúde ao usuário, reorganizando o processo de trabalho, a fim de aumentar o acesso com resolutividade, vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários” (Formiga, 2009).
O acolhimento favorece a concepção de uma ligação de confiança e compromisso dos usuários com a equipe e os serviços, sendo uma ação fundamental para a humanização do SUS e depende unicamente dos profissionais inseridos na rede de Atenção Básica.