Já para dores de garganta, o ideal é adicionar de 4 a 5 gotas do extrato de própolis em uma xícara de água e usar para fazer gargarejo; No caso de tosse, gripe, sinusite ou amigdalite, acrescentar de 3 a 4 gotas do extrato de própolis no chá ou juntar 1 a 2 gotas em 1 colher de mel.
O extrato de própolis, especialmente o verde, possui forte ação bactericida, antiviral, antiprotozoário e fungicida. Que dificultam as infecções e doenças decorrentes delas como por exemplo gripes, resfriados, tuberculose, pneumonia, etc. Tais funções ainda auxiliam no tratamento dessas doenças.
A própolis é produzida com a resinas da vegetação ao redor e cera de abelhas. Sua função na colmeia é isolar o ambiente e manter a temperatura ideal, protegendo de ventos e chuvas. Além disso, é capaz de impedir a entrada de bactérias, fungos e vírus.
A própolis brasileira tem uma composição química bastante distinta das outras própolis, sendo considerada a melhor própolis do mundo. Isto está vinculado à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produz. A própolis marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas.
Diferenciados pela cor, pelo odor e pela consistência, as características da própolis estão associadas à planta de origem e à espécie de abelha produtora. A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas e extratos do alecrim-do-campo.
O extrato de própolis é um produto natural, amplamente utilizado por diferentes culturas ao redor do mundo e conhecido pelos diversos benefícios que proporciona. Geralmente, consome-se o extrato de própolis para tratar e aliviar sintomas de tosse, dores na garganta, gastrite, aftas e outros problemas.
- Dor de garganta : em uma xícara de água, adicionar 4 a 5 gotas de extrato de própolis e usar para gargarejar. - Regeneração dos tecidos, cicatrização e espinhas: aplicar 1 ou 2 gotas sobre a ferida sempre que trocar o curativo. Aplicar sobre a espinha de 4 a 5 vezes por dia.