Origem. Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos, já que gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.
O que pega Pega-pega também é chamado de pira, trisca, picula e manja, em diferentes regiões do país.
Também conhecido em algumas regiões como "Salve o Mundo" e "Salvo Todos".
Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do país: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.
Em Minas Gerais (Brasil) é maré. Diz-se "pular maré", não "jogar maré". ... Na França: por fim, é marelle, denominação que deu origem a amarelinha, marelinha e maré no Brasil. Na Galiza o jogo tem vários nomes: a chapa, truco, mariola, peletre, cotelo, macaca, estrícula, entre outros.
A expressão vem do nome que os franceses davam ao jogo: jeu de marelle. Aos ouvidos portugueses, a palavra se parecia muito mais com “amarelo”, que já existia na língua portuguesa. A tal marelle é a pedrinha lançada pelas crianças.
A cabra-cega é um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil), em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados.
Aqui vão algumas sugestões: