Como Surgiu O Carnaval Para Educaço Infantil?

Como surgiu o carnaval para educaço infantil

Na escola, também é festejada a data. Os professores preparam atividades para os alunos, muitos criam máscaras, pintam o corpo, ensaiam coreografias para apresentação ou elaboram atividades escritas.

Sobre este plano

O Carnaval está associado principalmente com o catolicismo e em menor medida aos cristãos ortodoxos orientais; as culturas protestantes não podem celebrar o carnaval ou têm tradições modificadas. 

Orientações: Mostre o vídeo com a poesia 'Aula de Carnaval'. Você também pode imprimir a poesia, copiá-la no quadro ou lê-la no livro 'Aula de Carnaval e outros poemas' de Ricardo Azevedo.

Você sabia?

Você sabia?

O carnaval teve a sua origem com os povos pagãos a século atrás, não recebendo necessariamente esse nome, eram festas para comemorar o equinócio de primavera ou solstício de inverno, onde ocorria inversão de papeis, sendo que os ricos tomavam os lugares dos escravos e os escravos os lugares dos nobres, eram comuns do Grécia, Mesopotâmia e Roma.

Converse com os alunos e promova a reflexão de que não só esses desenhos, mas tudo o que vivemos, produzimos, fotografamos e registramos diariamente pode ser usado como fonte de informação no futuro, pois todos nós somos agentes da história.

Próximos planos dessa sequência

*O objetivo geral do projeto é o eu você deseja de uma maneira ampla na realização do seu projeto, nesse em especifico, é que os alunos tenham conhecimento sobre a origem do carnaval, conheçam as marchinhas, que são cantadas até hoje, se adaptem a escola e aos colegas de sala e adquiram conhecimento sobre a cultura e história do seu país.

Conte para os alunos que o carnaval surgiu de festas para comemorar a primavera e os deuses e que depois virou uma festa para que as pessoas pudessem comemorar antes da quaresma, um período importante para os cristãos (não precisa se aprofundar nessa questão, só apresentá-la aos alunos).

Como adequar à sua realidade: Se houver a impossibilidade de projetar as imagens, faça recortes de revista sobre o Carnaval em diferentes regiões do Brasil e cole num painel a ser afixado no quadro.

Na TV

Na TV

Como adequar à sua realidade: Se preferir, você pode usar fotos ou imagens retiradas de livros, de jornais, de acervos pessoais ou da internet que mostrem carnavais antigos da sua região.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Além disso, surgiram as marchinhas de carnaval que alegram as ruas, com letras rápidas e fáceis de decorar.

Quando apareceu o Carnaval?

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento sobre as regiões do Brasil. Eles podem estar em agrupamentos de 4 alunos. Professor, é necessário que conheça como o Carnaval se manifesta no lugar de vivência da turma, para antecipar músicas, marchinhas ou vídeos a serem usadas na sistematização.

A primeira delas é o seu surgimento na Babilônia. As festas eram feitas como comemoração das Saceias, festas nas quais um prisioneiro tinha o direito de assumir o status de um rei por alguns dias. Ao fim desse período, o prisioneiro era chicoteado e morto.

É importante que eles aprendam desde pequenos que o carnaval é uma festa que envolve diferentes povos e culturas e que para que isso ocorra de maneira leve e gostosa é preciso que se mantenha o respeito com o outro.

O carnaval faz parte da história de todo brasileiro. Visto como país do carnaval, desde a educação infantil as crianças aprendem sobre a festa.

Os estudos estimam que as primeiras celebrações, que mais tarde tomariam o nome de Carnaval se realizaram anos antes do nascimento de Cristo e tem sua origem nas festas relacionadas com a agricultura. Parece ser que os camponeses se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos totalmente pintados ao redor de uma fogueira para celebrar a fertilidade e a produtividade do solo e para afastar os espíritos maus da colheita. 

Encanto, fantasias, cores, maquiagens, máscaras, bailes, danças, canções e muita diversão, e, além disso, os desfiles de Carnaval. Tudo isso marca o caráter da festa, mas por que as pessoas se fantasiam durante o Carnaval? Guiainfantil explica as origens do Carnaval para tirar todo tipo de dúvidas sobre esta divertida festa. 

Objetivo

Quando tiverem resolvido a sequência, peça que procurem elementos em comum nas fotos. As pessoas estão usando fantasias, máscaras e acessórios, por exemplo. Na 1 e na 3, há a ideia de movimento, de bagunça. Nas três imagens, há muitas pessoas presentes na comemoração. Não dê as respostas aos alunos, faça questionamentos que lhes guiem na investigação das imagens para que eles mesmos encontrem as respostas, por exemplo:

A avaliação desse projeto será continua, será levado em conta as dificuldades que os alunos possam ter durante o trabalho e como a sanaram, a evolução sobre o tema, suas participações, o envolvimento, quais foram os conhecimentos prévios e adquiridos, o que pensavam e o que pensam agora sobre o carnaval, os interesses. Anote absolutamente tudo em seu caderno em seu caderno ou diário, deixe tudo registrado, assim fica muito mais fácil para você entender o processo de aprendizagem dos alunos, desde o início do projeto ate o final.

Qual a importância de se trabalhar o Carnaval na educação infantil?

São várias as vantagens de se trabalhar o carnaval na escola: durante as atividades, as crianças exercitam sua criatividade e capacidade de imaginação, além de ajudar a desenvolver a expressão corporal.

Qual foi a origem do Carnaval?

O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.

Qual é a origem da máscara de Carnaval?

Surgidas em Veneza, na Itália, por volta do século XII, as máscaras venezianas de Carnaval, como a conhecemos hoje, possuem uma longa e rica trajetória que começa ainda na idade média.