Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
Diversidade social nada mais é do que um conjunto de diferenças e valores compartilhados por indivíduos dentro da sociedade. Esta se da por expressões culturais, diferenças físicas, étnicas, crenças, modos de vida, classes sociais, entre outros.
A desigualdade social, uma característica marcante de nosso país, é atestada pela evidente hegemonia de uma classe social nos processos de divisão social do trabalho e de divisão da renda, além de fatores como o acesso à saúde, educação, saneamento e segurança.
Identidade social: posição social, papel que o indivíduo tem na sociedade, no que trabalha, se estuda, o que faz para a sociedade. Identidade cultural: o que gosta de fazer, o seu próprio "eu".
Diversidade significa representar a sociedade. Afinal, somos compostos por pessoas de diferentes histórias, crenças, raças e etnias, orientações sexuais, gêneros, entre outros....Podemos classificar os tipos de diversidade como: