O metabolismo lipídico ou metabolismo dos lipídios ocorre no fígado, estes lipídios são provenientes de duas fontes: dos alimentos ingeridos e da reserva orgânica que é o tecido adiposo. Diariamente, nosso corpo produz cerca de 25g-105g de lipídios . Estes lipídios estão geralmente sob forma de triglicerídeos (TG).
Lipídios são substâncias insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, tais como o éter e o álcool; uma vez que, de forma geral, não apresentam carga elétrica. Sua principal função é a de armazenamento de energia, sendo os lipídios encontrados em maior quantidade nos alimentos. ...
A síntese de lípidos começa no retículo endoplasmático liso, é o maior local onde os lipídios de membrana são sintetizados em células eucarióticas. Lipídios são sintetizados no meio aquoso do citosol, embora alguns lipídios sejam sintetizados em associação com outras membranas.
O quimo é o produto formado após a digestão do alimento no estômago. O alimento, mais corretamente chamado nessa fase de bolo alimentar, chega ao estômago pelo esôfago. Nesse momento, o alimento já sofreu a ação da saliva e da digestão mecânica realizada pelos dentes.
O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Fazem também parte desse sistema as seguintes glândulas acessórias: glândulas salivares, pâncreas e fígado. A digestão inicia-se na boca, com a ação da saliva e dos dentes.
Do estômago, o quimo passa para o intestino delgado Empurrado pelos movimentos musculares da parede intestinal, e já tendo recebido a bílis (produzida pelo fígado), o suco pancreático (produzido pelo pâncreas) e o suco intestinal (produzido pelas glândulas intestinais), o quimo, se transforma em quilo, o bolo alimentar ...
O suco pancreático garante a continuidade do processo de digestão do amido e das proteínas. ... O suco entérico, por sua vez, garante a finalização da digestão de proteínas e carboidratos. Após a ação de todas as substâncias presentes no intestino delgado, o quimo passa, então, a ser chamado de quilo.
Resposta. Quilificação é um processo químico do sistema digestivo que converte o quimo em quilo, produto da digestão, que é composto pelos nutrientes transformados em moléculas muito pequenas, mais as vitaminas e sais minerais.
A quimificação é um processo químico que acontece no sistema digestivo que é conceituado como a conversão das substâncias alimentícias no bolo alimentar classificado como "quimo", presente no estômago. Desta forma, ela é uma digestão gástrica que acontece sobre a maior parte das proteínas, ou seja das macromoléculas.