Para conseguir os remédios de alto ou baixo custo é necessário ter o Cartão Nacional de Saúde, que pode ser obtido em uma Unidade de Saúde da Prefeitura próxima à sua residência, levando cópias do CPF, RG, e comprovante de residência. O Cartão ainda acelera a marcação de consultas e os exames.
Os Medicamentos de Alto Custo são assim chamados por apresentar elevado valor unitário ou, devido ao caráter crônico (de longa duração) de tratamento, se tornar excessivamente caros para a população.
O Serviço é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, do governo federal, em conjunto com os estados e prefeituras. Os remédios de alto custo são distribuídos gratuitamente para quem tem a carteirinha do SUS, que pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), por qualquer cidadão ou seus dependentes.
Basta ir a uma farmácia credenciada ou na rede própria do governo, levando receita médica emitida por médicos do SUS ou da rede particular e documento de identificação. Nesse programa, o próprio paciente tem que comparecer à farmácia para pegar o medicamento.
Lista dos Medicamentos Gratuitos
Entre os medicamentos oferecidos, os mais conhecidos são: sinvastatina, timolol, budesonida, alendronato, carbidopa, metformina, glibenclamida, insulina, atenolol, captopril, losartana, propranolol, hidroclorotiazida e enalapril.
A pessoa nomeada como representante legal terá que apresentar na farmácia:
Qualquer cidadão pode ter acesso ao programa, independente da sua condição financeira. Nas farmácias populares também são oferecidos medicamentos para o combate de outras doenças que atingem a população brasileira, como a osteoporose, rinite, asma, Parkinson e glaucoma.
Para receber o benefício, o paciente deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica. No caso do paciente com deficiência deve constar no documento médico a Classificação Internacional de Doenças (CID).
Em breve, você poderá doar fraldas para famílias carentes através do site meu Fraldário. Enquanto isso, você pode ajudar famílias através da nossa vaquinha coletiva disponível aqui. Nos ajude nesta missão de distribuir fraldas para família carentes!
A categoria está sendo vendida apenas nas farmácias e redes credenciadas. Com o valor de referência adotado é de R$ 0,71 por fralda, o governo pagará no máximo R$ 0,64 por unidade, que representa 90% de subsídio.
Para ajudar, é possível realizar uma doação online pelo hotsite da campanha (https://amigosdohc.org.br/project/doacao-fraldas-geriatricas/) ou fazer uma transferência ou depósito bancário no valor de quantas unidades desejar doar.
Para a aquisição de fraldas geriátricas no âmbito do Programa Farmácia Popular, a pessoa deverá ter idade igual ou superior a 60 anos, apresentar CPF e prescrição/laudo médico com as seguintes informações: ? a) número de inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina – CRM, assinatura e endereço do consultório; ?
Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa “Aqui tem Farmácia Popular” em 2010. Por este programa, é possível comprar este produto, de marcas pré-selecionadas, com desconto de até 90%. Basta apresentar CPF, documento com foto e indicação médica para a utilização do produto nas farmácias credenciadas.
Para a dispensação, o paciente deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, no qual conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID)."
A fralda de uma pessoa acamada deve ser verificada a cada 3 horas e trocada sempre que estiver suja com urina ou fezes, para aumentar o conforto e evitar o surgimento de assaduras. Assim, é possível que sejam utilizadas, pelo menos, 4 fraldas por dia devido à urina.
Escolha as fraldas que tenham barreira antivazamento. Escolha fraldas que tenham nas suas bordas laterais um tecido perpendicular que forma uma barreira para evitar o escape da urina pelas laterais da fralda.
Tabela de Comparação das Melhores Fraldas Geriátricas Tradicionais
Alguns modelos têm um alto poder de absorção, capaz de durar até 12 horas. São ideais para serem usadas à noite. Além disso, você deve observar se o volume de urina é muito intenso ou se a frequência de evacuações é grande, pois nesses casos, são necessárias fraldas com dupla camada de gel superabsorvente.
6 dicas para economizar na compra de fraldas geriátricas
Ao colocar a fralda no seu bebê, certifique-se de que a parte de trás está mais alta do que a da frente. E ao colocar a fralda, coloque as fitinhas, cole-as um pouco inclinado para baixo. Também certifique-se de que não haja grandes espaços entre as costas do bebê e a fralda.
Isso não causa nenhum benefício, pelo contrario, podem causar irritação e infecções sérias, como o Tétano neonatal. Não deixe a fralda em cima do umbigo, Faça uma dobra, deixando para baixo do umbigo (colocar em cima pode atrasar a cicatrização e com o atrito acontecer machucar o local, causando pequenos sangramentos).
Como saber qual é o lado certo da fralda? É fácil: A parte que tem as fitas adesivas (ou de velcro) fica no bumbum. Essa parte das costas também costuma ser mais alta que a parte da frente.
Por que as fraldas vazam? Uma fralda muito pequena pode vazar porque não há material absorvente bastante para o volume de urina. Se seu bebê estiver chegando ao limite superior da faixa de peso para o tamanho da fralda que ele está usando atualmente é provavelmente hora de mudar para o próximo tamanho.