Comece lavando o peixe em água fria, para retirar qualquer sujeira. Logo depois, retire as escamas usando uma faca pouco afiada, raspando todo o comprimento do peixe, começando pela cauda e indo em direção à cabeça. Faça isso dos dois lados e depois lave para retirar o excesso.
Corte-o em fatias muito finas na máquina de cortar frios. À medida que for cortando, vá colocando as fatias dispostas em uma bandeja uma ao lado da outra. Isso tem que ser feito enquanto o salmão estiver congelado, caso contrário será difícil o manejo.
Como mostrado na foto, eu já deixo meus filés empilhadinhos, aí é só montar o joe:
Pegue o filé do salmão inteiro, sem pele, e coloque a parte que tinha a pele virada para cima.
haha. Respondendo então a pergunta do post, “é preciso lavar o salmão para fazer sushi?”: a resposta é não! ... Não precisa passar nada no salmão, nenhum produto. No máximo, pressione levemente uma folha de papel toalha no filé todo para tirar o excesso de umidade, e assim ele também vai escorregar menos na tábua.
“Após passar pelo sal e o vinagre, embrulhe o salmão em papel filme e coloque-o no congelador, na hora de servi-lo, apenas retire do congelador e use-o normalmente”, contou. Outra dica interessante é que a folha de bambu (sassa) tem propriedades anti-bacterianas, o que também ajuda a manter o frescor do prato.
2) Deixe o salmão marinar em um molho de azeite de oliva e aceto balsâmico. As medidas não precisam ser exatas, 1/2 xícara de cada um deve ser suficiente, e nem o molho precisa cobrir totalmente o peixe, apenas envolver. Deixe marianando por 1 horas. Escorra e seque.
Modo de Preparo
Modo de fazer:
Estamos acostumados a comer o sashimi puro ou com algum molho (teriyaki ou shoyo), porém ele também fica ótimo acompanhando receitas com cream cheese, folhas e ervilhas. Se você gosta de refeições leves e com pouco carboidrato, teste um mix de peixes, todos no corte estilo sashimi.
Como calcular a quantidade de peixe e de arroz pra sushi
2 pessoas /42 peças: sashimi: 5 salmão, 5 atum, 5px branco, 5 polvo, sushi: 2 salmão, 2 camarão, 2 atum, 2 kani, 2px branco, 2 skin, 2 ovas, 4 teka, 4 Califórnia.
Peixe cortado em filé - os de carne branca e firme, reserve 120 a 150 g por pessoa. Peixes mais encorpados, como atum e salmão, calcule um pouco menor. No caso do salmão defumado em fatia, cerca de 100 g por pessoa é suficiente.
Geralmente são servidos de 7 a 10 peças. Pode ser menor do que o barcão do rodízio, mas o sabor vai te surpreender!
Especialistas em saúde dizem que uma porção de peixe deve pesar 140 g mas, em média, o peixe encontrado em sushis pesa apenas 5 g.
Se for na hora da janta, faça um almoço volumoso porém leve e baixo em calorias. Um punhado de salada e alguma outra coisa, como uma porção de arroz e alguma carne ou sei lá. Não importa muito o quê, pra ser sincero. Mas o ideal é ser leve, pra não ter nenhuma fatiga na hora de comer de verdade.
Os sushis não devem demorar a ser consumidos. Na hora de armazenar os sushis, eles ficam melhor se embalados em embalagem a vácuo, mas como são poucas pessoas que possuem uma maquina dessas em casa, coloque em um pote com tampa, e leve a geladeira, consuma em no máximo 3 dias.
Provavelmente está estragado se tiver um cheiro forte, pungente e parecido com amônia. O salmão fresco tem um cheiro bem leve. Procure uma camada leitosa. Um dos sinais de que um peixe cru está estragado é a presença de uma camada branca e translúcida.
Então, já é um conservante. É ácido acético. Portanto, o arroz pode ficar uma semana fora da geladeira que não vai estragar.
É melhor congelar o sushi por alguns dias apenas - cerca de três dias no máximo. Mesmo que o peixe cru possa tecnicamente ser congelado por um período mais longo, até três meses, o Nori, o arroz e os recheios não terão um gosto bom se congelados por mais de três dias.
GUARDANDO O PACOTE DE ALGA: embale o pacote dando algumas voltas com filme plástico, retirando o máximo de ar que conseguir, e depois leve ao freezer! Lá a alga se mantém crocante por um bom tempo, mais que na geladeira.
Segundo orientações da Anvisa, o prato que contenha salmão cru ou mal cozido deve passar por um congelamento em uma temperatura de pelo menos -20°C por um período mínimo de sete dias ou -35°C por um período mínimo de 15 horas.
Já sobre o salmão congelado, ela diz que: Mas lembre-se: ele vai, sim, perder suas propriedades organolépticas (cor, sabor, brilho, etc…). ... Para fechar, só para deixar claro: eu costumo congelar peixe, sim. Só que, os peixes congelados, não uso para sashimi ou sushi depois quando descongelo.
Para descongelar um salmão inteiro, deixe-o na geladeira por 24 horas. Depois, verifique a cavidade interna do peixe para ver se há pedacinhos de gelo. Envolva-o com plástico-filme e coloque-o na água fria por cerca de uma hora para finalizar o processo se for necessário.
Para a boa preservação do sushi, é ideal vedá-lo utilizando o selador a vácuo, guardando em um pote sem ar. Esse pote deve ser identificado com uma etiqueta indicando a data e o tipo de sushi, mantendo o controle sobre o tempo de congelamento.
Como congelar atum fresco
A partir do momento em que você descongelar, você deve usá-lo no máximo três dias depois”. - Se comprar o peixe inteiro tem que tirar as vísceras e escamas antes de colocá-lo na geladeira. - Se não for congelar, o peixe só dura um dia na geladeira. - Não deixar na geladeira (na parte de baixo) depois desse tempo.
Passos