Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. ... De acordo com a natureza do ácido graxo e do álcool que formam os lipídios, eles podem ser classificados em quatro grandes grupos: simples, complexos, derivados e precursores.
Estas duas formas do gliceraldeído podem considerar-se na base de duas séries de aldoses: a série D e a série L. As letras D e L referem-se somente à configuração do penúltimo átomo de carbono do extremo da cadeia oposto ao grupo carbonilo.
Em química, a ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool, que pode ser outro carboidrato. ... As valências livres de ambas as moléculas se unem produzindo a ligação glicosídica (-O-).
Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose. ... Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
Os dissacarídeos são uma forma simples de açúcar, composta por dois monossacarídeos ligados, dos quais existem três: glicose, frutose e galactose. ... Eles também podem ser formados por dois dos mesmos monossacarídeos que se ligam, e a maltose, por exemplo, é um par de moléculas de glicose.
Glicose e galactose são estereoisômeros (têm átomos ligados na mesma ordem, mas organizados de forma diferente no espaço). Eles diferem em sua estereoquímica em carbono 4. Frutose é um isômero estrutural da glicose e galactose (tem os mesmos átomos, mas eles são ligados em uma ordem diferente).
Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite).
Tipos de carboidratos Os carboidratos simples são unidades que, ao unir-se, formam carboidratos mais complexos. Exemplos de carboidratos simples são a glicose, ribose, xilose, galactose e frutose.
Carboidratos refinados/simples: São encontrados na maioria dos alimentos, mas carecem de nutrientes importantes (vitaminas e minerais). Esse tipo de carboidrato é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo, o pode diminuir a sensação de saciedade (ou ter fome mais depressa).
Os carboidratos simples possuem um alto índice glicêmico, são digeridos e absorvidos rapidamente pelo corpo. Já os carboidratos complexos exigem um maior esforço do corpo para a sua digestão e liberação de energia, possuindo assim, um índice glicêmico mais baixo.