Quando os agrupamentos de um exercício de análise combinatória forem caracterizados como Arranjos simples, para calcular a quantidade de agrupamentos formados não é preciso esquematizar todos eles, basta utilizar a seguinte fórmula: A n,p = n! (n – p)! Não pare agora...
O arranjo simples é um tipo de agrupamento estudado na análise combinatória. Conhecemos como arranjo todos os agrupamentos formados com n elementos tomados de k em k, sabendo que o valor de n > k.
Voltando então: Arranjos: Arranjos são agrupamentos nos quais a ordem dos elementos faz diferença. Esse agrupamento é um arranjo, pois a ordem dos elementos 1, 2 e 3 é diferente; É considerado arranjo simples, pois os elementos não se repetem.
Se depois da mudança tiver formado um agrupamento diferente, esse problema será de arranjo. Se depois da mudança tiver formado o mesmo agrupamento, esse problema será de combinação, ou seja, mesmo se os elementos em ordem diferentes continuar identificando o mesmo agrupamento.
Para calcular o número de permutações dessa palavra, utilizaremos a fórmula acima: Pn = n! P4 = 4! Portanto, é possível formar 24 permutações diferentes das letras da palavra AMOR.
Essas repetições estão nas letras: M, A e T. Nesse caso, devemos retirar a repetição de letras para que a contagem de anagramas não fique comprometida. Para que isso seja feito, devemos dividir a quantidade equivalente ao fatorial do total de letras pelo produto dos fatoriais das repetições.
O fatorial de um número inteiro e positivo “n”, representado por “n!” é obtido a partir da multiplicação de todos os seus antecessores até o número um, cuja expressão genérica é n! = n . (n – 1). (n – 2).
Fatorial
Descubra o valor de N nesta igualdade: N+(-25)= -8.
O valor fatorial de 7 é 5040. Só multiplicar pelos números anteriores até chegar ao 1.
A ideia é sempre observar o fatorial de maior valor que está presente na fração, seja no numerador ou no denominador. Em seguida, basta reescrever esse fatorial na forma de produto de alguns valores pelo fatorial de menor valor da fração.
A função fatorial de um número natural n é o produto de todos os n primeiros números naturais, isto é, F(n)=n!
Em todas elas, a notação fatorial é utilizada para facilitar o cálculo, já que nesses casos são produtos consecutivos de números naturais. Em outras palavras, o fatorial de um número nada mais é do que a multiplicação sucessiva de vários números, facilitando os cálculos.