⇒ Propriedade Comutativa: a ordem dos fatores não altera o produto (resultado). No exemplo abaixo, – 3 e + 5 são os fatores. ⇒ Propriedade Associativa: A associação dos fatores não modifica o produto. Os fatores no exemplo a seguir são: - 3, + 5 e - 2.
Propriedade comutativa da adição Como o próprio nome já diz, essa propriedade nos garante que é possível realizar a adição das parcelas, independentemente da ordem delas. Veja: Observe a adição entre números 3 e 4. Veja que, independentemente da ordem, o resultado sempre será o mesmo.
A propriedade associativa da adição nos diz que independente da forma que somarmos as parcelas o resultado é o mesmo. Apesar disso, devemos seguir sempre a regra dos parênteses, ou seja, devemos somar primeiro o que está em parênteses, isso evitará problemas com outras operações aritméticas como a multiplicação.
A Propriedade Comutativa garante que, em uma multiplicação, a ordem dos fatores não altera o produto.
Uma adição cujo resultado é calculado com a soma de parcelas idênticas nada mais é do que uma multiplicação, onde a soma representa o produto e os fatores são uma das parcelas e o número de parcelas idênticas existentes. A soma acima apresenta 6 parcelas idênticas iguais a 8 que, somadas, totalizam 48.
✾ O que é uma subtração? A subtração compreende o processo de retirar um número de outro, podemos relacionar a adição à palavras como "retirar", "subtrair", "remover", "decrescer" & "diminuir".