CASCA | É verde, áspera e relativamente grossa, mas rompe-se facilmente quando a fruta está bem madura. Para saber se a jaca está boa deve-se pressionar a casca e senti-la ceder ao toque, porém manter um consistência mais firme. É pouco usada na cozinha.
A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática. Seu aroma exuberante é inescapável e serve de alerta na hora de comprar: quando o cheiro está muito forte, ela já está madura demais. Curiosamente, a polpa é suave – lembra uma mistura de abacaxi e banana.
De acordo com a nutricionista Natália, a jaca não tem malefícios para a saúde humana. Além disso, ela diz que o que não é saudável é a classificação dos alimentos como bons ou ruins. Para ela, “não existe um alimento que engorda e outro que emagrece.
No interior da fruta encontra-se a polpa fibrosa de cor amarelada, que contém várias sementes dispersas (bagos), que possuem de 2 a 3 cm de comprimento. Há duas variedades de jaca: uma possui os bagos de consistência mole e pastosa, com uma textura semelhante ao de uma ostra crua (jaca-mole).
Além da polpa adocicada, os caroços também podem ser consumidos depois de cozidos, assados ou torrados (nunca crus, pois são tóxicos dessa forma). Além de ser uma delícia, a fruta fornece diversos nutrientes, principalmente carboidratos e fibras, que trazem energia e auxiliam o bom funcionamento do intestino.
Veja outros benefícios bem legais que a jaca pode proporcionar:
A Semente de Jaca pode ser consumida diretamente, pois ela ajuda a prevenir a constipação, porque ela contém um alto teor de fibra. Isso, por sua vez, ajuda a limpar a constipação. Um sistema desintoxicado é a primeira e mais importante coisa para uma pele brilhante.
Benefícios Nutricionais da Jaca: A Jaca é um alimento de baixa caloria. Ele fornece cerca de 100 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela é rica em carboidratos e fornece fibras e proteínas.
Resposta. Não existe nenhum alimento que não possa ser consumido durante a menstruação, entretanto alimentos que geram gases intestinais, como repolho, feijão e batata doce, podem agravar as cólicas.
O que (não) deve comer durante a menstruação
Além de consumir melancia no período menstrual, você também pode apostar em outras frutas benéficas, como as cítricas (limão, laranja, abacaxi e acerola), que têm alto teor de antioxidantes.
A cólica requer uma atenção especial quando é tão intensa a ponto de interferir na rotina diária. “Nestes casos, o ideal é que a mulher procure um ginecologista para que possa ser feita uma investigação para verificar se é sintoma de doenças, como endometriose, adenomiose e até miomas”, diz.
Sentir cólicas durante o período menstrual é um fato na maioria das vezes considerado normal.
Cólicas que se iniciam antes de menstruar e que duram por todo período de sangramento não devem ser consideradas normais. Mais ainda se vierem acompanhadas de alteração no hábito intestinal (como intestino solto ou dor para evacuar). Isso pode ser endometriose e deve ser devidamente pesquisado pelo médico.
A maioria das mulheres está acostumada a sentir cólicas durante o período menstrual. O que não é muito usual é sofrer com essas dores fora desse tempo. São vários os fatores que podem levar uma mulher a vivenciar desconfortos abdominais. A ovulação, por exemplo, pode gerar uma pequena cólica, assim como a endometriose.