A concessionária de energia é responsável por compor um conjunto de evidências para a caracterização de eventual irregularidade, sendo necessários para comprovar a mesma. Durante a inspeção por parte da concessionária de energia é emitido um documento chamado de TOI – Termo de Ocorrência e Inspeção.
Primeiro vc irá fazer um simples recurso endereçado à administração da Cemig, o recurso é como uma carta de amor, ou seja, um começo, um meio e o fim, então primeiro comece contando sua história que são os fatos ocorridos, depois decline sua indignação e exponha as ilegalidades e por fim faça seu pedido, ou seja, peça ...
De acordo com o processo, a empresa fornecedora explicou que a motivação do corte seria a inadimplência de uma multa aplicada, no montante de R$ 6.
Medidor analógico: se ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, com certeza existe fuga de corrente elétrica no local. Medidor digital: verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu. Se a resposta for sim, é sinal de que há fuga de energia.
É o que ocorre, normalmente, naquelas hipóteses em que o agente traz a energia para sua casa diretamente do poste, fazendo aquilo que popularmente é chamado de "gato". A fiação é puxada, diretamente, do poste de energia elétrica para o lugar onde se quer usá-la, sem que passe por qualquer medidor.
Primeira: nós, consumidores legais, com medidor de energia sem “gato”, pagamos sim pelo prejuízo causado por aqueles que furtam esse produto. A Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel utiliza o termo “perdas não técnicas” para contabilizá-lo na fatura e nos relatórios anuais.
Veja o vídeo de como fazer gato no relógio da luz e reflita sobre o assunto, e para economizar luz você deve abrir menos a porta da geladeira, antes de ligar o chuveiro colocar a chave na posição de verão e tomar banho mais rápido, use roupas amassadas, mas não use o ferro de passar roupas, também não deixe aparelhos ...
O medidor de energia digital ou o medidor de energia antigo analógico, quando adulterado é chamado de gato de energia elétrica ou gato de energia no relógio. ... Fazer um gato na energia é crime e perigoso, o gato pode causar acidentes e atrapalhar o funcionamento da instalação elétrica.
Cabe a proprietário de veículo que colidiu com poste de iluminação pública corretamente instalado na rua demonstrar o fato excludente de sua responsabilidade ou pagar pelos danos causados à concessionária, ainda que solidariamente com o condutor para quem emprestou o automóvel.